A MÚSICA COMO POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO IFPA

Authors

  • Israel Estaban Munõz da Costa
  • Lucas Bussi Ferreira do Sacramento
  • Tiago Veloso dos Santos

Keywords:

PIBID/Geografia, Metodologia, Música

Abstract

O presente artigo busca compartilhar as experiências derivadas do desenvolvimento de projeto de intervenção no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que teve sua atuação
compreendida durante o ano letivo de 2017. O objetivo foi desenvolver possibilidades metodológicas no ensino de Geografia como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem a partir de um recurso comum no cotidiano dos alunos - a música -, na perspectiva de uma construção dialógica e reflexiva do conhecimento, que se destaca pela amplitude de possibilidades, tanto no que se refere a execução quanto nos processos avaliativos. O projeto se adequa ao perfil do PIBID, que consiste em aproximar os futuros docentes à realidade da educação básica desde o seu período de formação, por se tratar de uma metodologia que foge das dinâmicas usuais em sala de aula utilizando um elemento que faz parte da vivência dos jovens e de fácil acesso ao professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-03-31