ROTEIRO DE USO DO GOOGLE EARTH COMO PROPOSTA COMPLEMENTAR AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Saymon Lana Costa
  • Rodrigo da Silva Menezes
  • Danielle Piuzana Mucida

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais

Resumo

O objetivo da pesquisa é estimular o uso de novas tecnologias na produção do conhecimento geográfico por parte de professores e alunos por meio de apresentação de recursos que o software Google Earth® oferece. O procedimento
metodológico ocorreu pela análise de uma revisão de literatura, inclusive dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular como suporte de referencial teórico/conceitual e estudo aprofundado dos recursos disponibilizados pelo software. O material desenvolvido pode ser complementar junto a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e foram elencados três recursos disponíveis pelo software como: Regulador de Zoom, Orientação Espacial, e Adicionar Caminho, considerados instrumentos relevantes quanto os conteúdos de Cartografia. Conclui-se que estudos associando métodos tradicionais de aprendizagem às novas tecnologias são necessários para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento do aluno como sujeito atuante.

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Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos