ANÁLISE DO PROCESSO DE REGENERAÇÃO E DESMATAMENTO DA MATA ATL NTICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2022.13.2.6990

Palavras-chave:

Mata Atlântica; Dinâmica florestal; Google Earth Engine; Sentinel 2A

Resumo

Compreender a dinâmica do ganho e perda de Mata Atlântica é imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas que visem preservar e conservar os ecossistemas e a biodiversidade. Para analisar as dinâmicas florestais mais recentes, os efeitos das ferramentas legais de proteção da Mata Atlântica e das transformações políticas recentes, dados primários sobre a vegetação nativa e cobertura da terra são essenciais. O objetivo deste artigo é analisar de forma quantitativa se o processo de desmatamento se mantém progressivo ou se há a incidência de regeneração do bioma Mata Atlântica entre 2018 e 2021 no município de Campo Mourão - PR. Para tanto, dados de Sensoriamento Remoto do Sentinel 2A foram utilizados e classificados utilizando o algoritmo Random Forest no Google Earth Engine. Os resultados da classificação foram avaliados a partir do índice kappa. Os resultados demonstram que a região de Campo Mourão está passando por uma transição florestal de perda líquida para ganho líquido na cobertura arbórea nativa (aumento de 18,64 km²). No entanto, a vegetação encontra-se mais fragmentada e isolada. Ademais, apontamos que o rejuvenescimento da cobertura vegetal nativa pode não significar ganhos qualitativos em termos de biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes de Araujo, PPGTU - PUCPR

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia (2013), Mestrado em Geografia Física (2015) e Doutorado em Geografia Física (2020) pela USP. Tem experiência na área de Cartografia e Sensoriamento Remoto, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas, Analise de Imagens Baseada em Objetos Geográficos e Modelagem dinâmica de fenômenos geográficos. Atualmente é docente da Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR ministrando a disciplina de Modelagem Espacial em Sistemas Urbanos.

Ítalo Roberto Lourenço da Silva, UNESPAR - campus de Campo Mourão

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UNESPAR - campus de Campo Mourão. Atualmente, bolsista do Instituto de Águas e Terra do Paraná.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Edição

Seção

Artigos