RIQUEZAS DA MATA ATLÂNTICA MARANGUAPENSE ATRAVÉS DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Carolina Bonfim de Andrade Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Laura Helena Pinto de Castro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ivo Batista Conde Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Preservação, Maranguape, Cordelismo

Resumo

O município de Maranguape, estado do Ceará, é agraciado por abrigar em seu encrave florestal, espécies típicas do bioma Mata Atlântica. Dentre as ações de preservação, necessita-se educar o ser humano como sujeito ecológico e consciente. Diante destas perspectivas, objetivou-se a confecção e validação de um cordel educativo sobre os remanescentes de Mata Atlântica presentes na Serra de Maranguape-Ceará. A consecução deste estudo se deu em duas fases: confecção do cordel e avaliação por juízes-especialistas. Seguindo os preceitos éticos, o cordel foi submetido a seis especialistas através de um questionário (escala de Likert), sobre conteúdo e especificações técnicas, e, interpretação pela Técnica de Delphi. Os avaliadores entraram em concordância sobre a maior parte dos apanhados, haurindo mais da metade em todos os quesitos, exceto com relação a métrica. Em seguida, os aspectos métricos foram revistos, lhe conferindo a validade de ser um instrumento de qualidade a serviço da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Bonfim de Andrade, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Ciências Biológicas - Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB. E-mail: carolbonfimm@hotmail.com. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3341-9863.

Laura Helena Pinto de Castro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB. E-mail: laura.castro@uece.br. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7058-066X.

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Formador do Curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB. E-mail: ivo.conde@uece.br. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6481-8598.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB. E-mail: germana.paixao@uece.br. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3232-8863.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB. E-mail: lydia.pantoja@uece.br. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4446-7230.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Artigos