A INTERNACIONALIZAÇÃO DE CURITIBA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE EQUIPAMENTOS URBANOS DE CONSUMO E LAZER

Autores

  • Alexandre Gomes FERREIRA Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Ap. FERNANDES Universidade Federal do Paraná
  • Jorge HUÇULAK Universidade Federal do Paraná

Resumo

A mudança na dinâmica urbana curitibana foi responsável por reforçar a centralidade exercida pela metrópole em detrimento dos demais municípios do aglomerado metropolitano. Esse processo que ganhou força nos últimos 20 anos mantém intima relação com a reestruturação econômica imposta pela dinâmica da globalização, responsável por provocar importantes efeitos na Geografia das cidades alterando suas configurações espaciais, não só ao que tange as atividades produtivas e econômicas, como também a distribuição da população e, sobretudo os padrões de
estratificação social e os estilos da vida cotidiana. Nesse contexto, Curitiba ganha novos espaços destinados ao consumo e lazer, comandados pela lógica da internacionalização, onde diversas empresas de atuação mundial passaram a integrar o mercado local. Estes novos equipamentos, comumente considerados protagonistas da expansão urbana, ao serem instalados distantes dos grandes centros, no caso curitibano apresentam uma lógica reversa, ou seja, a sua concentração predominante no município reforçou a centralidade já existente. Por sinal, essa centralidade expõe a relação indissociável entre a localização dos empreendimentos e as diretrizes do planejamento urbano que privilegiou as classes mais abastadas, “restando” aos mais desprovidos ocupar as áreas fora do interesse direto do capital especulativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Artigos