Além do Sí­tio: Monteiro Lobato entre outros tons – práticas de leitura mediada na escola básica

Autores

  • Ana Clara da Silva Novo Universidade Federal Fluminense
  • Laís Guimarães Teixeira Eunápio da Conceição Universidade Federal Fluminense
  • Luciene de Albuquerque Sondermann Colégio Estadual Machado de Assis
  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.604

Palavras-chave:

escola, aprendizagem, formação docente

Resumo

O contato com a realidade da sala de aula no perí­odo da universidade é um diferencial importante para a formação do futuro profissional. Essa oferta de uma formação que coloca o licenciando em diálogo reflexivo com a prática docente encontra suporte em projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O presente trabalho, acolhido no seio do PIBID-UFF, da subárea Lí­ngua Portuguesa, tem por finalidade apresentar um relato de experiência de um trabalho com a lí­ngua portuguesa sob uma perspectiva mais inovadora, que articula gêneros textuais e ações mediadas de leitura, e menos normativa, no desenvolvimento das competências linguí­stico-discursivas de estudantes de Ensino Médio. Mais especificamente, relatam–se atividades desenvolvidas em uma turma do 3º ano do Colégio Estadual Machado de Assis, localizado na cidade de Niterói, pautadas sobre o gênero textual manifesto. Escrito por Monteiro Lobato, em 1936, o 'Manifesto do petróleo' foi o texto selecionado para o trabalho. A partir de sua leitura dramatizada, desencadeou-se, em sala de aula, um trabalho de leitura mediada em tripla dimensão – textual, contextual e intertextual – do que resultaramproduções de sentido referentes aos mecanismos linguí­stico-discursivos empregados no texto, aos conhecimentos de mundo dos leitores em formação e aos dados da atualidade (como o escândalo da Petrobrás) em circulação na mí­dia. Como resultado, evidencia-seoamadurecimentode alunoscomoleitoresem formação, na produção de textos argumentativos em gêneros variados, como redação de vestibular e panfleto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara da Silva Novo, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Fluminense e bolsista de Lí­ngua Portuguesa do PIBID-UFF.

Laís Guimarães Teixeira Eunápio da Conceição, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Fluminense e bolsista de Lí­ngua Portuguesa do PIBID-UFF.

Luciene de Albuquerque Sondermann, Colégio Estadual Machado de Assis

Professora de Lí­ngua Portuguesa do Colégio Estadual Machado de Assis (CEMA) e Supervisora de Lí­ngua Portuguesa do PIBID-UFF.

Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta de Lí­ngua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora de Lí­ngua Portuguesa do PIBID-UFF.

Referências

BAGNO, M. Dramática da lí­ngua portuguesa. São Paulo: Loyola, 2000.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BEZERRA, M. A. Ensino de lí­ngua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio. Brasí­lia, MEC: SEF, 2000.

CASTILHO, A. de. A lí­ngua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. Literatura. Brasí­lia: MEC, 2010, pp. 55-68. (Coleção Explorando o ensino, vol.20).

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Minas Gerais: Autêntica, 2008.

LOBATO, M. O Poço do Visconde. São Paulo: Cí­rculo do Livro, s/d.

_________________. O escândalo do petróleo e Ferro. In: Obra completa. São Paulo: Editora Brasiliense, 1956.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MENDONÇA, M. Análise linguí­stica no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, pp. 199-226.

OLIVEIRA, M. F. A.; MENEZES, D. de A. Literatura na formação do leitor: perspectivas para a educação básica. In: Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/escandalo-da-petrobras-e-ma-noticia-para-economia-em-2015 (acessado em 10/05/2015)

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos