Análise textual de artigos nacionais de Educação Emocional e suas potencialidades em relação ao indicador de Felicidade Interna Bruta

Autores

  • Cecilia Decarli Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Cíntia Inês Boll Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4392

Resumo

Este artigo apresenta uma análise textual de trabalhos acadêmicos encaminhados ao Congresso Nacional de Educação (Conedu) no eixo Educação Emocional, relacionando-os às categorias propostas pelo indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB). Os objetivos foram identificar os conceitos mais utilizados nos artigos e elencar as categorias do FIB que desenvolvem em maior potencial, para verificar a influência de atividades curriculares que desenvolvem as emoções para a vida em sociedade. Através do método de Classificação de Reinert do software IRAMUTEQ, separamos as palavras utilizadas nos artigos em quatro classes textuais e as classificamos de acordo com as categorias do FIB, no intuito de elencar relações entre os conceitos emocionais abordados na educação brasileira o indicador, potencializando práticas de educação emocional. A análise textual de conteúdo permitiu verificar que as relações entre as práticas escolares envolvendo a educação emocional e as classes identificadas contemplam o desenvolvimento ético, integral e cidadão do aluno. Vislumbra-se a aproximação da educação emocional com o FIB em futuras aplicações do indicador no país, relacionando, assim, saberes acadêmicos e da educação básica para o desenvolvimento do bem-estar social e a felicidade de uma nação.

Palavras-chave: Currículo, Inteligência Emocional, Competência Emocional, Vivência emocional, IRAMUTEQ.

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Biografia do Autor

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde-Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Especialista em Gerenciamento Ambiental- ULBRA, Gestão Pública-UFSM, Ensino em Filosofia- UFPel e Tecnologias Educacionais para a prática docente no ensino da saúde na escola- FioCruz e em Neurociência e Educação- UniAmerica. Graduada em Ciências Biológicas- UNISINOS e Pedagogia- UniCesumar. Professora de Biologia e Ciências na rede pública de ensino do RS e Professora Formadora na UFPEL.

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Pedagoga. Pró-Reitora de Graduação da UFRGS e docente permanente no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação (UFRGS).

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Publicado

2022-04-19