COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS NARRATIVOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Letícia Martins dos Santos Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão
  • Patrícia dos Santos Moura Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.608

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento Literário, Leitura

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a compreensão de textos narrativos literários em crianças de três a quatro anos de idade em práticas escolares de letramento. A motivação para a elaboração deste trabalho deu-se a partir das minhas vivências no subprojeto Pibid Pedagogia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – área Letramento e Educação Infantil, que é realizado em três escolas municipais desta etapa da Educação Básica, na cidade de Jaguarão. Realizo minhas intervenções em uma turma de Pré I, com crianças de três a quatro anos. A metodologia deste trabalho é de inspiração etnográfica, a partir dos estudos de Graue e Walsh (2003) sobre abordagens investigativas qualitativas, as quais os autores preferem caracterizar como interpretativas. Durante o processo investigativo, foram realizadas sessões de leitura coletivas e individuais, sendo estas últimas analisadas mais especificamente. A partir dessa pesquisa, percebi que a aproximação da literatura à escola de Educação Infantil promove aprendizagens diversas acerca da leitura, como ampliação de vocabulário, reconhecimento e uso de entonação própria de textos literários, compreensão da estrutura de enredos das histórias e formação de comportamentos leitores em crianças que ainda não leem convencionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Martins dos Santos, Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia-Campus Jaguarão e Bolsista Pibid Pedagogia Área-Letramento e Educação Infantil

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão

Professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa - Câmpus Jaguarão/RS.

Referências

BRANDíO, Ana Carolina Perussi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDíO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDíO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a lí­ngua. In: BRANDíO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDíO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDíO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

COELHO, Silmara. O Processo de Letramento na Educação Infantil. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010 - Semestral.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto,2011.

GRAUE, Elizabeth M; WALSH, Daniel J. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

LIMA, Regina d. S. Letramento literário e visual : narrativas orais infantis através da leitura de imagens.Trabalho de Conclusão de Curso.UFRGS, Porto Alegre, 2010. 51 p.

MELLI, Glaucia . C. S. Letramento Literário: Caminhos e Desafios para a formação de Pais Leitores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Taubaté, São Paulo, 2012.164 p.

PAES, Dienifer Oliveira. Contribuições da hora do conto para a formação de comportamentos leitores na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Unipampa, Jaguarão, 2014. 21 p.

PINHO,Patrí­cia Moura. Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando?Revista Trajetória Multicursos. Anais do XVIII do Fórum Internacional de Educação. Volume 5.Agosto de 2014.

PRIETO, Heloisa. O Super-Herói e a Fralda. São Paulo: ítica, 2009.

SARAIVA, Livraria. Sinopse do livro Super-Herói e a Fralda. Disponí­vel em: http://www.saraiva.com.br/o-super-heroi-e-a-fralda-conforme-o-novo-acordo-ortografico-col-jo-ken-po-2637180.html. Acesso em: 15/06/2015.

RODRIGUES, Telma M. de S. A compreensão de textos narrativos com crianças de 05 a 06 anos. Monografia de Especialização. Recife: FUNESO,1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOUZA, Renata J; COSSON, Rildo. Letramento Literário: Uma proposta para a sala de aula.Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação U58c Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos