Formação docente e a utilização de metodologias ativas: uma análise de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.2796

Palavras-chave:

Educação básica, formação de professores, metodologias de ensino.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as teses e dissertações dos primeiros dez anos da Associação Ampla do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde, a fim de identificar quais abordam os temas formação docente e metodologias ativas, por meio de intervenções metodológicas voltadas ao âmbito do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise documental. Foram elencadas nesta revisão, nove estudos do PPGECQVS, sendo sete teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Levou-se em consideração para análise dos dados, documentos que contemplassem a formação docente em forma de intervenções metodológicas e utilizassem como método algum tipo de metodologia ativa, descrita claramente em seu desenvolvimento. Quanto às metodologias ativas utilizadas nos estudos, encontrou-se: a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez (04), Aprendizagem Baseada em Projetos (03), Resolução de problemas (01) e Os três Momentos Pedagógicos (01). De modo geral, foi possí­vel perceber que nos trabalhos analisados, houve uma boa aceitação dos docentes em participar das intervenções, bem como, a motivação para aplicar os conhecimentos construí­dos em seu contexto escolar. Acredita-se que este trabalho possa servir como fundamentação teórica para outros estudos que envolvam a formação de professores e/ou metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde e especialista em Atividade Fí­sica e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF), UNIPAMPA-Uruguaiana. Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Foi Educadora Fí­sica no Programa de Governo Movimento da Vida, vinculado a Prefeitura Municipal de Alegrete e gestado pela Fundação Educacional de Alegrete por 7 anos. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em esportes, recreação e saúde. Tem interesse na área de Atividade Fí­sica e Saúde, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores.

Patricia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Pampa- Campus Uruguaiana (2014). Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA (2018). Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GPAFSIA- Grupo de Pesquisas em Atividade Fí­sica e Saúde na Infância e Adolescência e GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores. Professora de Educação Fí­sica na Prefeitura Municipal de Uruguaiana-RS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, lotada no Campus Uruguaiana, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica e como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Trabalha com as áreas de Educação Fí­sica escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores e Ensino.

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Publicado

2019-12-09