As possibilidades entre a Didática e a Educação Social – Pedagogia Social

Autores

  • Érico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1774

Resumo

Este texto possui como objetivo apresentar algumas possí­veis reflexões sobre as aproximações entre o campo disciplinar da didática com o campo disciplinar da pedagogia social, considerando diferentes lugares e sujeitos envolvidos em práticas educativas sociais. A necessidade dessa aproximação entre áreas, a priori, distintas, faz parte dos resultados obtidos em pesquisa de cunho teórico realizada em ní­vel de doutorado a partir da perspectiva da educação comparada em que se busca compreender o estágio atual da pedagogia social na Espanha e também no Brasil. Por meio de levantamento bibliográfico e documental foi possí­vel a reconstituição histórica de uma área considerada recente no cenário educacional brasileiro. A área da educação social – pedagogia social pode ser entendida como campo em constituição, principalmente no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Ribas Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. É lí­der do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES.

Referências

ARAN, Artur Parcerisa e MIRAVALLES, Anna Forés. Didáctica y educación social: ¿Una convivencia llena de posibilidades? In: Educación social: Revista de intervención socioeducativa, nº 25, 2003. págs. 71 – 84.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia: Senado, 1988.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

_______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº5346/2009. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponí­vel em: http://www.camara.gov.br/.

_______. Senado Federal. Projeto de Lei nº328/2015. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponí­vel em: http://www12.senado.leg.br/hpsenado

CARIDE, José. Antonio. La pedagogí­a social em España. In: NUÑEZ, V. La educación em tiempos de incertidumbre: las apuestas de la Pedagogí­a Social. Barcelona: Gedisa, 2002. p.81 – 112.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WNDERLEY, M. B.; BÓGUS, L.; YAZBEK, M. C. Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 2000. p.17 – 50.

FICHTNER, Bernd. Pedagogia Social e Trabalho Social na Alemanha. In: MOURA, R.; NETO, J. C. S.; SILVA, R. (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009, p. 43 – 50.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HÄMÄLÄINEM, Juha. The concept of Social Pedagogy in the Field of Social Work. Journal of Social Work. London: Sage Publications, p. 69 – 80, 2003.

______. Social Pedagogical Eyes in the Midst of Diverse Understandings, Conceptualisations and Activities. International Journal of Social Pedagogy, v.1, n.1, 2012.

LIBANEO, José Carlos (org.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currí­culo. São Paulo: Cortez, 2012.

NATORP. Paul. Pedagogí­a Social: teoria de la educación de la voluntad. Madri: La Lectura, 1913.

PEREZ SERRANO, Glória. Pedagogí­a Social/Educación Social: construcción cientí­fica e intervención práctica. Madrid: Narcea, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido et al. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

QUINTANA CABANAS, José Maria. Antecedentes históricos de la educación social. In: PETRUS, Antonio. (Org.). Pedagogia Social. Espanha: Ariel, 1997. p. 68 – 91.

RIBAS MACHADO, Érico. A constituição da Pedagogia Social no contexto educacional brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, 2010.

________. O desenvolvimento da Pedagogia Social sob a perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e Espanha. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós – Graduação em Educação. São Paulo, 2014.

SEVERO, Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia e Educação não escolar no Brasil: Crí­tica Epistemológica, formativa e profissional. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraí­ba. Programa de Pós – Graduação em Educação. João Pessoa, 2015.

SÜNKER, Heinz; BRACHES – CHYREK. Social Pedagogy in Germany. In: KORNBECK, J.; ROSENDAL JENSEN, N. (Eds). The diversity of social pedagogy in Europe. Bremen: Europäischer Hochschulverlag GmbH&Co. KG, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-18