ABORDANDO ESTÁTICA DOS FLUIDOS ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA BASEADA NA TEORIA COGNITIVISTA DE DAVID AUSUBEL

Autores

  • Camila Fernandes Cardozo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.658

Palavras-chave:

Ausubel, subsunçores, estática dos fluidos, experimentos

Resumo

A sala de aula é um ambiente plural. Os estudantes chegam nas escolas de diferentes realidades e contextos, que não são delimitados por uma linha espacial ní­tida, como estudantes das zonas "urbana" , "rural" e "periférica" . Inúmeras são as influências e inclinações trazidas por eles. Certamente, não é possí­vel que ocorra aprendizagem se o professor utilizar um modelo de aula padrão para um grupo de alunos tão distintos. Por isso, é de extrema importância que o docente consiga conhecer as particularidades dos indiví­duos que compõem a turma, bem como as caracterí­sticas que estes têm em comum e os definem como grupo. Portanto, foi desenvolvida uma atividade sobre a parte inicial da estática dos fluidos, visando atender esta necessidade de construir uma aula que atenda aos diferentes estudantes. A metodologia utilizada baseou-se na teoria cognitivista de David Ausubel, sendo as preocupações centrais do trabalho: o mapeamento dos conhecimentos prévios, a formação de novos subsunçores na estrutura cognitiva dos discentes e a avaliação. A atividade consistiu em cinco experimentos (simples, de baixo custo e fácil construção) que abordaram os conceitos iniciais da estática dos fluidos. Os grupos foram avaliados através de relatórios sobre as práticas realizadas. Este trabalho é a descrição das percepções obtidas a partir desta experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FILHO, João Bernardes da Rocha. (Org). Fí­sica no ensino médio: falhas e soluções. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011

HANNUN, Wallace. David"™s Ausubel theory. Disponí­vel em: <http://www.theoryfundamentals.com/ausubel.htm>. Acesso em: 13 mar. 2014

MOREIRA, Marco Antonio. Uma abordagem cognitivista ao ensino de fí­sica; a teoria de aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para a organização do ensino em ciências. Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS, 1983.

_____, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

SILVEIRA, F. L.. da; OSTERMANN, F. A insustentabilidade da proposta indutivista de "descobrir a lei a partir de resultados experimentais". Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, v. 19, n. especial: p.7-27, jun. 2002.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos