Abordagem temática no ensino de quí­mica: solubilidade e polaridade de substâncias orgânicas

Autores

  • Isabela Christo Gatti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscilla Lucia Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Brenda Nunes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Márcia Maria Pinto Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andreia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.593

Palavras-chave:

quí­mica, abordagem temática, vitaminas

Resumo

Este trabalho apresenta uma intervenção didática desenvolvida por bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Quí­mica, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora. A intervenção foi feita em uma das escolas parceiras, a partir de uma abordagem temática, com o tema Vitaminas, escolhido por estar bastante presente no cotidiano dos estudantes do Ensino Médio, a fim de abordar os conteúdos Solubilidade e Polaridade de substâncias orgânicas. Este projeto surgiu a partir da dificuldade que os alunos apresentavam para definir e explicar os conceitos. Assim, através de atividade experimental, modelagem e pesquisa, o tema foi trabalhado e relacionado ao conteúdo curricular. Vale ressaltar que durante as atividades, os discentes tiveram participação ativa e tornaram-se responsáveis pela construção seu próprio aprendizado, permitindo que desenvolvessem de maneira intrí­nseca uma compreensão sobre a natureza da ciência. A partir da análise dos pré e pós-testes aplicados, pudemos perceber uma evolução no desempenho dos discentes. Percebemos ainda, que mesmo não utilizando os termos associados às interações intermoleculares - dipolo permanente, dipolo induzido e ligação de hidrogênio - estes foram capazes de explicar fenômenos que tangem a solubilidade de substâncias orgânicas, transpondo o conhecimento quí­mico para situações além daquelas colocadas nas atividades propostas.

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Biografia do Autor

Isabela Christo Gatti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em Quí­mica na UFJF.

Priscilla Lucia Cerqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em Quí­mica na UFJF.

Brenda Nunes da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em Quí­mica na UFJF.

Márcia Maria Pinto Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora de Quí­mica da Escola Básica.

Andreia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Quí­mica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Realiza pesquisas na área de Educação em Quí­mica, com os seguintes temas: PIBID, formação inicial e continuada de professores, processos de ensino e aprendizagem e interação Universidade-Escola.

Ivoni Freitas-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atualmente é professor permanente - adjunto II - da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, onde coordena o PIBID - Sub-Projeto Quí­mica Presencial - desde 2012. Tem experiência na área de Quí­mica, na Formação de Professores, ênfase em Educação Quí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégias de Ensino de Quí­mica, Quí­mica Fundamental, Educação Inclusiva para Surdos, História da Quí­mica e História da Ciência e Ensino.

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos