CARTOGRANFANDO DE FORMA LÚDICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Camila Silva Pereira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.563

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia, Ludicidade

Resumo

Desenvolver trabalhos cartográficos com alunos do Ensino Fundamental está sendo um desafio há alguns anos, primeiramente pelo déficit de uma boa alfabetização cartográfica nas series iniciais e devido à falta de formação por parte de alguns professores de Geografia. Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o subprojeto de Geografia têm possibilitado uma contribuição no Ensino e na formação dos bolsistas pibidianos professores e licenciandos envolvidos, assim, uma das ações do subprojeto é dinamizar as aulas de Geografia, fazendo com que alunos e professores se envolvam de forma coletiva e participativa no processo de ensino/aprendizagem através dos conteúdos da cartografia. Assim, a presente pesquisa objetiva fazer uso dos recursos pedagógicos lúdicos para desenvolver atividades que envolvam a música, o teatro e os jogos didáticos, visando, possibilitar, que os alunos possam aprender Cartografia de forma lúdica. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, pois a mesma vem sendo desenvolvida no local de origem dos dados com emprego da logica empí­rica cientifica. Espera-se com essa proposta que os alunos possam aprender brincando os conteúdos da cartografia que estão sendo trabalhos em sala. Com as ações já desenvolvidas, foi possí­vel detectarmos as deficiências nos conteúdos da alfabetização cartográfica que os alunos não conseguiram apreender, tais como: coordenadas geográficas e fusos horários. Deste modo, usar atividades lúdicas no Ensino de Geografia é despertar nos alunos um interesse maior pela disciplina e um aprendizado significativo, é o que o subprojeto almeja para as etapas das atividades para o ano letivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silva Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Sou graduanda de Geografia licenciatura pela universidade estadual de santa cruz. Professora da educação básica de Geografia e bolsista do PIBID. Desenvolvo trabalhos com jogos didáticos para o ensino de geografia.

Referências

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica. Ipiranga, São Paulo: Loyola. 7.ed., 1994

ALMEIDA, R. D. de. Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola. 3ª ed. São Paulo: Contexto; 2001.

CASTROGIOVANNI, A.C; COSTELLA, R.Z. (orgs). Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

PASSINI, R.P; SANDRA, T.M. (orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2013.

RAU, M.C.T.D. A Ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2ª ed. Curitiba: Ibpex

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos