Interface entre Educação Inclusiva e Educação Profissional e Tecnológica: uma Análise da Produção Acadêmica no Perí­odo entre 2017-20021

Autores

  • Francisca Raquel da Costa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)
  • Rute Glésia Lima Nolêto

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4412

Palavras-chave:

educação inclusiva, educação profissional, rede federal, institutos federais

Resumo

Objetiva-se analisar a produção acadêmica acerca da educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente trabalho desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em meio eletrônico, tendo como principal base de dados o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ní­vel Superior (CAPES). Nesta busca, foram selecionados a partir de filtros e critérios pré-estabelecidos nove trabalhos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Ao longo da pesquisa, buscou-se responder os seguintes questionamentos: Qual o volume de publicação acerca da educação inclusiva na EPT nas bases de dados? Quais aspectos têm sido priorizados nessas pesquisas? Quais as possí­veis lacunas e fragilidades das pesquisas nessa área? Os resultados encontrados confirmam a existência de um grande volume de publicação nessa área, revelando dentre as publicações um hiato nas pesquisas direcionadas para o ní­vel médio. Revelou-se, ainda, que há uma maior incidência de estudos voltados para a escolarização dos surdos e para a atuação dos intérpretes de Lí­ngua de Sinais.

Palavras-chave: educação inclusiva, educação profissional, rede federal, institutos federais, pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Francisca Raquel da Costa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí­ (2006), especialização em Educação e Cultura Afrodescendente pela mesma instituição (2007), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí­ (2009) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Foi vice Coordenadora do Núcleo de Estudo sobre Africanidade e Afrodescendência - IFARADA e Coordenadora do Curso de Licenciaturas Plena em História e professora substituta da Universidade Estadual do Piauí­ no Campus Heróis do Jenipapo. Atualmente é professora do quadro efetivo do IFPI, Campus Teresina Central e coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indí­genas). Também atua como docente do Mestrado Profissional do PROFEPT. Atua nos seguintes temas: Historia, Escravidão, Memória e Afrodescendência, Relações Raciais e Educação.

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Publicado

2022-04-21