Development of alternative activities to animal use in pharmacology education

Autores

  • Sandra Elisa Haas Universidade Federal do Pampa
  • Ana Cláudia Funguetto Ribeiro
  • Eduarda Martini
  • Muriel Pando Pereira
  • Rodrigo Rodrigo José Freddo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.2896

Resumo

The aim of this work was to implement three alternative methodologies to replace the animal's use in teaching as an aid tool to the learning/teaching process in pharmacology classes. We proposed to students in Pharmacology classes of Pharmacy course, three technical didactic alternatives to animal use: discussion group on a social network, mental maps and public space for exposure of contents called "Pharmaco window". At the end of the course, we applied a simple questionnaire to students enrolled in the course seeking to evaluate the perception of the understanding, use and acceptance of these three methods. The 26 students (100%) participated in all activities and said that the strategies adopted were positive regarding learning and discussions. They have considered the concept maps as a technique which facilitated the learning process (54%) and the closed group on the social network as the activity that led to a better discussion and understanding of the contents (77%). All the techniques adopted contributed positively. Thus, the didactic alternatives to use of animals in classes made possible the transmitting of knowledge, saving the even a small number of animals to suffer and following ethical values.

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Biografia do Autor

Sandra Elisa Haas, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS na área de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Atualmente é professora adjunta IV na UNIPAMPA (Uruguaiana, RS) no curso de Farmácia. Na esfera administrativa, atuou no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia, da Comissão Local de Extensão, Comissão Superior de Ensino, coordenadora substituta do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIPAMPA e coordenadora do programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Atualmente é membro do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, do Comitê de Ética no Uso de Animais, da Comissão Local de Pesquisa e coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIPAMPA (Uruguaiana/RS). Tem buscado a inserção social através de projetos de extensão e popularização da ciência. Dedica-se a orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado visando a formação de jovens lideranças. Atua como docente permanente no PPGCF da UNIPAMPA e Colaborador no PPGCF da UFSM. Dentre o planejamento futuro, está o estabelecimento de parcerias internacionais buscando a qualificação de recursos humanos e de trabalhos. É revisora de periódicos internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Farmacometria, Biofarmácia, Farmacocinética, Nanotecnologia, Desenvolvimento tecnológico, doenças negligenciadas, HIV/AIDS, passagem transplacentária de fármacos.

Ana Cláudia Funguetto Ribeiro

Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pampa,

Eduarda Martini

Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pampa,

Muriel Pando Pereira

Mestre Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Pampa,

Rodrigo Rodrigo José Freddo

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Adjunto I na Universidade Federal do Pampa,

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Publicado

2019-12-09