A educação profissional técnica de ní­vel médio na área da saúde no estado de São Paulo: algumas reflexões sobre as modalidades de oferta

Autores

  • Adriana Katia Corrêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • André Elias Fidelis Feitosa Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - Aposentada
  • Maria José Clapis Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4411

Resumo

A educação profissional técnica de ní­vel médio (EPTNM) é marcante na área da saúde, dado o contingente de trabalhadores técnicos. O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a EPTNM na área da saúde, considerando as modalidades de oferta no estado de São Paulo, de 2010 a 2015. Trata-se de estudo longitudinal, retrospectivo, fundamentado na perspectiva histórico-dialética, incluindo 24 cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (INEP) - MEC, de 2010 a 2015. Foi constatada a predominância da oferta e de matrí­culas na modalidade subsequente, tanto na esfera pública como na privada, com predomí­nio nessa última. A oferta de cursos na modalidade integrada ampliou na esfera pública. Apesar de a modalidade subsequente ser predominante tanto no estado de São Paulo como no Brasil, a proporção da sua oferta foi sempre maior no referido estado. Esse panorama precisa ser compreendido na sua relação com a formação integrada em perspectiva emancipadora e a formação focada no mercado, na especificidade da área da saúde, e no cenário das polí­ticas educacionais pautadas nos ditames neoliberais.

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Biografia do Autor

Adriana Katia Corrêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Doutora em Enfermagem pela USP e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP – SP

André Elias Fidelis Feitosa, Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz – RJ. Doutor em Educação pela UFF

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - Aposentada

Professora Aposentada EERP/USP. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo

Maria José Clapis, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Professora Sênior da EERP/USP. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2022-04-21