Formação de Professores de Ciências Naturais e o aluno surdo: A disciplina de Libras nas instituições públicas de Educação Superior do Pará

Autores

  • Carla Andreza Correa Reuter
  • Lucélia Cardoso Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9114

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores de Ciências Naturais nas instituições públicas de Educação Superior do Pará e o ensino de Ciências para surdos. Discute-se a oferta da disciplina curricular de Libras proposta nos Projetos Pedagógicos de Cursos das licenciaturas em Ciências Naturais das instituições paraenses. Para tal, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que se constituiu em uma análise documental. Constatou-se que a proposta de disciplina de Libras nos cursos de Ciências Naturais das instituições públicas paraenses tem explicitado com maior recorrência conteúdos teóricos que focalizam debates sobre a Libras e sobre a educação de surdos, sem destacar aspectos específicos do ensino de Ciências. Além disso, as possibilidades de pesquisa e extensão sobre Libras e surdez presentes nos referidos Projetos Pedagógicos são escassas e constituem um potencial ainda pouco explorado. Conclui-se sobre a necessidade de se avançar em potencialização de conteúdos sobre pressupostos da educação de surdos, mediados pelo domínio da Libras considerando a singularidade da área de Ciências Naturais.

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Publicado

2024-04-18