Conceitos, procedimentos e atitudes na formação inicial: propostas para o ensino da cidadania

Autores

  • Bruno Pasquarelli Universidade do Sagrado Coração
  • Thais Benetti de Oliveira Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1135

Resumo

O estudo parte do pressuposto de que conceitos, procedimentos e atitudes sejam incluí­dos e concebidos como modalidades curriculares, sendo inseridos de maneira equitativa no planejamento e na ação docente. Isso porque cada modalidade curricular possui importância para a aquisição de uma aprendizagem integrada e articulada com temas especí­ficos. Nesse í­nterim, o objetivo central deste estudo é abordar a análise do conceito de cidadania a partir da aprendizagem das três modalidades curriculares, enfatizando sua importância nos processos de ensino no que tange ao planejamento, sistematização e proposição de abordagens pedagógicas. Para tanto, propõe-se que o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes seja trabalhado de maneira equitativa na formação inicial, considerando aspectos de cidadania e de responsabilidade social, conjugando ações pedagógicas voltadas a um ensino integrado e que contemple outros objetivos além da memorização de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pasquarelli, Universidade do Sagrado Coração

Professor da Universidade do Sagrado Coração (USC). Doutor em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. Membro do Centro de Estudos de Partidos Polí­ticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisa sobre instituições polí­ticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e polí­tica externa no Brasil e no Chile.

Thais Benetti de Oliveira, Universidade do Sagrado Coração

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- Campus de Bauru. Mestra em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp- Bauru. Doutora em Educação para Ciência pelo programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência. Atualmente, envolve-se em pesquisas concernentes í  Epistemologia da Biologia e í s implicações desses estudos na Didática da Biologia. Participa do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) desde 2009. Foi coordenadora das atividades do GPEB durante o ano de 2013. Tem experiência de 3 anos como professora da Universidade Estadual Paulista- Campus de Bauru- atuando nas disciplinas de Didática, Estágios Supervisionados, Práticas de Ensino e Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. Possui experiência em produção de material Didático para curso de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental II (curso desenvolvido pela Saraiva Educação).Foi tutora e coordenadora da disciplina de Ciências do curso Além da Prática 2 desenvolvido pela Somos Educação na modalidade EAD. Pós-Doutoranda em Educação para Ciência junto í  Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Atualmente, é professora da Universidade do Sagrado Coração (USC- Bauru) e ministra disciplinas junto ao Centro de Ciências Humanas.

Referências

CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Responsabilidade social universitária: Contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 8-22, 2006.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COLL, C.; VALLS, E. A Aprendizagem e o Ensino dos Procedimentos. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Editora Penso. Porto Alegre, 2013.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientí­fico. 5ed. São Paulo: Editora Artmed., 2009.

POZO, Juan Ignacio. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. Inn: COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SARABIA, B. A Aprendizagem e Ensino das Atitudes. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SíVERES, Luiz. O princí­pio da aprendizagem na extensão universitária. In SíVERES, Luiz. A extensão universitária como um princí­pio de aprendizagem. Brasí­lia: Liber Livro, p.19-36, 2013.

VALLAEYS, François. O que significa responsabilidade social universitária?. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 35-56, 2006.

VERCELLI, Lí­gia de Carvalho. Responsabilidade Social e Universidade: uma ação necessária. Eccos Revista Cientí­fica, vol.12, n.1, p.119-140, 2010.

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2 ed. Artmed, Porto Alegre., 1999.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed, Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2017-08-02