Por trás das grades: a educação escolar para adolescentes privados de liberdade

Autores

  • Janaine Voltolini de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
  • Luzia Voltolini Universidade Estadual de Roraima
  • Maria Clélia Lustosa Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.883

Resumo

A proposta do estudo, cujo tema é a educação escolar em espaços de privação de liberdade, mais especificamente em Unidades Socioeducativas, se dá no sentido de investigar, por meio de pesquisa teórica (bibliográfica e documental), como estão dispostas as oportunidades educativas oferecidas aos adolescentes em conflito com a lei, em situação de privação de liberdade no Brasil, entendendo que a proposta socioeducativa, contida no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e no Sistema Nacional Socioeducativo - SINASE, deve pautar-se na garantia de direitos sociais, mesmo í queles em que o direito à liberdade foi negado, sendo capaz de promover o desenvolvimento e aprimoramento profissional para o exercí­cio da cidadania e emancipação humana. A amplitude das demandas que estão postas hoje às escolas, e consequentemente aos professores, que desenvolvem suas atividades sem algumas condições objetivas (capacitação, segurança, estrutura fí­sica, recursos didáticos e pedagógicos), não favorecem a permanência dos profissionais e a manutenção das atividades, resultando na ineficácia da educação escolar em ambientes de cárcere e, diante das dificuldades vivenciadas cotidianamente, a prática socioeducativa destinada a adolescentes privados de liberdade na Unidade Socioeducativa não cumpre seu papel social na direção de ressignificar valores que promovam o acesso a direitos e à superação da condição de exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Voltolini de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Assistente social da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e professora do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima. Especialista em Meio Ambiente e Polí­ticas Públicas pela Universidade Federal de Roraima, mestre em Polí­ticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Luzia Voltolini, Universidade Estadual de Roraima

Professora licenciada em Pedagogia e Matemática. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) e doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA).

Maria Clélia Lustosa Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Paris IV, 2013. Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Referências

AMAR; CEDECA "Mônica Paião Trevisan"; CONECTAS DIREITOS HUMANOS; ILANUD/BRASIL. Em defesa do adolescente: protagonismo das famí­lias na defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socio-educativas. São Paulo, 2008.

AQUINO, Luseni. A juventude como foco das polí­ticas públicas. In: CASTRO, Jorge Abrahão de.; AQUINO, Luseni Maria C.; ANDRADE, Carla Coelho de (orgs). Juventude e polí­ticas sociais no Brasil. Brasí­lia: IPEA, 2009.

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Giovanetti e GOMES (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL, Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

_______. Estatuto da Juventude. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2012.

_______. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012.

_______. Atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei. Levantamento nacional 2011. Brasí­lia: Secretaria de Direitos Humanos, 2011.

_______. Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasí­lia: SEDH/MEC/MJ, Unesco, 2007.

CASTRO, Jorge Abrahão de.; AQUINO, Luseni (orgs). Juventude e polí­ticas sociais no Brasil. Texto para discussão nº 1335. Brasí­lia: IPEA, 2008.

CHAUí, Marilena. Participando do debate sobre a mulher e violência. In: FRANCHETTO, Bruna; CAVALCANTI, Maria Laura V. C.; HEILBORN, Maria Luiza (org). Perspectivas antropológicas da mulher. 4.ed. São Paulo: Zahar Editores, 1985.

CNJ, Conselho Nacional de Justiça. Panorama Nacional: A Execução de Medidas Socioeducativas de Internação – Programa Justiça ao Jovem. Brasí­lia: CNJ, 2012.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Tradução: Raquel Ramalhete. 27.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

GUALBERTO, Juliana das Graças Gonçalves. Educação escolar de adolescentes em contextos de privação de liberdade: um estudo de polí­tica educacional em escola de centro socioeducativo. Dissertação (Mestrado) – Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2011.

GURALH, Soeli Andrea. O regime de privação de liberdade sob enfoque da socioeducação: experiência do Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa. 2010. Dissertação (mestrado em ciências sociais aplicadas). Universidade Estadual de Ponta Grossa.

MARSHALL, Thomas H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MOREIRA, Fábio Aparecido. A polí­tica de educação de jovens e adultos em regimes de privação de liberdade no estado de São Paulo. São Paulo, 2007. Dissertação (mestrado em Educação). São Paulo – Universidade Federal de São Paulo.

PAULA, Paulo Afonso Garrido de. Ato infracional e natureza do sistema de responsabilização. In: ILANUD; ABMP; SEDH; UNFPA (orgs). Justiça, Adolescente e Ato Infracional. São Paulo: ILANUD, 2006.

QUADROS, Glacélia; HARACEMIV, Sônia. Vivências escolares e representações de escola de alunos privados de liberdade. Disponí­vel em: http://www.criminal.mppr.mp.br/arquivos/File/ExecucaoPenal/Artigos/VIVENCIASESCOLARES.pdf. Acesso em: 10/3/2014.

SANTOS, Samai Serique. Educação em direitos humanos. In: FERREIRA, Maria Antonia Vidal (org). Colóquios Temáticos em Educação: direitos humanos e práticas pedagógicas. Canoas: Ed. da ULBRA, 2012.

SARAIVA, João Batista Costa. Direito Penal Juvenil/Adolescente e ato infracional: garantias processuais e medidas socioeducativas. 2.ed. Rev. Ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

SILVA, Enid Rocha Andrade; GUERESI, Simone. Adolescentes em conflito com a lei: situação do atendimento institucional no Brasil. Texto para discussão nº 979. Brasí­lia: IPEA, 2003.

TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Evitar o desperdí­cio de vidas. In: ILANUD; ABMP; SEDH; UNFPA (orgs). Justiça, Adolescente e Ato Infracional. São Paulo: ILANUD, 2006.

VOLPI, Mario (org). O adolescente e o ato infracional. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

2016-06-09