A formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

A História, como ciência dos homens no tempo, desde sua inserção no currí­culo, está em processo de mudanças. Diante disso, a presente pesquisa teve como norte o problema: "De que forma o curso de Pedagogia tem formado os professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental?" . Para respondê-lo discutiu-se a formação inicial de professores no contexto nacional, bem como os documentos curriculares oficiais que norteiam o ensino de História, haja vista a necessidade de definir qual documento oficial norteará o seu trabalho na referida disciplina. Posteriormente, foi realizada uma investigação qualitativa, por meio da análise de conteúdo dos documentos e do levantamento das percepções das professoras quanto à sua formação no que tange ao ensino de História.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Educação.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

A História, como ciência dos homens no tempo, desde sua inserção no currí­culo, está em processo de mudanças. Diante disso, a presente pesquisa teve como norte o problema: "De que forma o curso de Pedagogia tem formado os professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental?". Para respondê-lo discutiu-se a formação inicial de professores no contexto nacional, bem como os documentos curriculares oficiais que norteiam o ensino de História, haja vista a necessidade de definir qual documento oficial norteará o seu trabalho na referida disciplina. Posteriormente, foi realizada uma investigação qualitativa, por meio da análise de conteúdo dos documentos e do levantamento das percepções das professoras quanto í  sua formação no que tange ao ensino de História.

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Publicado

2016-11-17