A arte da colagem na formação docente e na cena pedagógica com crianças

Autores

Resumo

O artigo trata da história da colagem enquanto movimento artístico, aborda os sentidos da arte da
colagem no contexto da formação de professoras(es) de Educação Infantil considerando as
demandas exploratórias das crianças pequenas e, com intenção de estabelecer aproximações e
produzir uma contextualização de nosso assunto com a realidade de escolas brasileiras, em termos
metodológicos, associa a pesquisa bibliográfica à pesquisa-formação − por meio de uma oficina
que foi oferecida durante o “I Seminário Internacional Infâncias, Educação e (Re)Existência” – e
à apreciação de obras de dois artistas de nossa comunidade, Maria José Braga Falcão e Jean
Torres, de Sorocaba e Boituva, Estado de São Paulo. O texto convida futuras(os) profissionais da
Educação e professoras(es) em exercício ao movimento do raciocínio artístico-visual e ao prazer
pelo fazer, fruir e contextualizar de diferentes técnicas da colagem, como sugere a abordagem
triangular de Ana Mae Barbosa (1991).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, UFSCar

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e
Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de
Educação da USP (FEUSP). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Líder do
Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE UFSCar).

Jean Carlos de Sousa Torres, IFSP

Licenciando em Pedagogia pelo Instituto Federal de São Paulo campus Boituva (IFSP), artista visual,
membro do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE UFSCar)

Downloads

Publicado

2023-04-03