Concepções/significações de profissionais da Educação Infantil acerca do Transtorno do Espectro Autista

Autores

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade proporcionar o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança, bem como a socialização e a
autonomia. Tratando-se de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a importância
dessa etapa de ensino se torna ainda mais singular. Nesse sentido, o presente estudo tem como
objetivo geral compreender as concepções/significações de professoras da Educação Infantil
acerca do TEA. Como metodologia de pesquisa, elegemos a abordagem qualitativa. Para a coleta
de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista
semiestruturada. Participaram do estudo 23 profissionais da educação que trabalham em Centros
de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de um município no interior do Paraná. Como
referencial teórico adotamos a Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os resultados da pesquisa
revelam que entre as profissionais da Educação Infantil há um predomínio de ideais
estigmatizadas relacionados aos alunos com TEA. Isso se deve à formação deficitária das
professoras, bem como à ausência da compreensão de informações básicas sobre o universo que
envolve a complexidade dos sinais e sintomas do espectro. Concluímos que é de suma importância
a criação de um contexto de formação inicial e continuada que permita a compreensão das
características do TEA, a fim de que a prática pedagógica desenvolvida pelos professores possa
contribuir para a inclusão escolar

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tatiana Lemes de Araújo Batista, UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Rede Municipal de
Ensino de Mandaguari-PR.

Luciana Maria Caetano, USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).
Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da
Universidade de São Paulo (USP).

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, UEM

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Mestrado
em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Sharmilla Tassiana de Souza, UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2023-04-03