A Educação Física com a Educação Infantil: experiências formativas no estágio supervisionado

Autores

  • Bianca Andreatta Scottá Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bethânia Alves C. Zandomínegue Universidade Federal de Goiás
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Analisa uma experiência formativa mediada pelo estágio supervisionado da Educação Física com a
Educação Infantil, que procurou construir ações colaborativas com foco na valorização das agências e
do protagonismo das crianças. Utiliza a pesquisa-ação colaborativa como método. Os dados foram
produzidos em uma instituição de ensino infantil do município de São Gabriel da Palha/ES durante cinco
meses. Participaram deste estudo dois estagiários, a professora pesquisadora, a diretora da instituição, a
professora de projetos culturais e 16 (dezesseis) crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados
apontam para uma dimensão formativa de sensibilização do olhar dos diferentes sujeitos para as
produções culturais das crianças e para os desafios para a efetivação do trabalho colaborativo. As ações
manifestadas pelas crianças repercutiram na valorização da Educação Física como área de conhecimento
presente no cotidiano compartilhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Andreatta Scottá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Bethânia Alves C. Zandomínegue, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Física. Universidade Federal de Goiás.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2023-04-03