Desafios da Educação Física no currículo da Educação Infantil na Espanha: reflexões a partir de documentos oficiais

Autores/as

  • Michele Universitat de València (Espanha)

Resumen

A Educação Infantil na Espanha passou por diversas modificações nas últimas décadas. Atualmente, a recente Lei Orgânica 3/2020, de 29 de dezembro, que modifica a Lei Orgânica 2/2006, de 3 de maio, sobre Educação (mais conhecida como LOMLOE) incorpora uma série de inovações curriculares que merecem ser analisadas na Educação Infantil. Embora a abordagem de competências não seja nova, é a primeira vez que é definida na etapa da Educação Infantil, dando continuidade entre as diferentes etapas educacionais que compõem a educação básica do sistema educacional espanhol. A análise realizada oferece uma comparação entre o currículo da Educação Infantil na lei anterior e a atual, o que pode ser interessante para entender o marco legal educacional espanhol. Ao mesmo tempo, apontamos os elementos curriculares mais relacionados à Educação Física e mostramos os grandes desafios que temos que enfrentar para alcançar a Educação Física de qualidade para crianças de 0 a 6 anos.

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Biografía del autor/a

Michele, Universitat de València (Espanha)

Professora Associada. Universitat de València (Espanha).

Publicado

2023-04-03