Letramento, família e práticas educativas: programa conta pra mim
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7266Resumo
Este artigo discute a relação entre a família e as práticas de letramento através de duas frentes: a primeira investiga o Programa Conta pra Mim e a segunda examina uma experiência dentro da esfera doméstica de letramento. O objetivo deste estudo é analisar o Programa Conta pra Mim e contrapor suas práticas a uma pesquisa desenvolvida na residência de uma criança. As metodologias utilizadas na investigação foram à documental e a de “inspiração” etnográfica. O aporte teórico que serviu de base foi o dos Novos Estudos sobre Letramento. Pode-se concluir a partir das análises de documentos desse programa, que a atual perspectiva oficial para a alfabetização apaga os estudos sobre letramento e suprime o acúmulo de conhecimentos historicamente elaborados sobre o assunto, além disso, institui através do discurso científico a literacia familiar. Com relação à experiência vivida percebe-se a riqueza da esfera doméstica empobrecida pela abordagem do Programa.