Programa Residência Pedagógica: motivações, experiências e contribuições a partir da percepção de residentes e preceptores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6962

Resumo

O presente estudo trata sobre a formação de professores enquanto licenciandos em Educação Física, e também quanto à formação continuada de professores da educação básica, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). Busca-se com o presente estudo, identificar as percepções dos residentes e preceptores do núcleo de Educação Física do PRP-UNIPAMPA quanto às motivações, experiências e contribuições do programa para com os mesmos. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter exploratório descritivo, fizeram parte do estudo apenas os participantes do módulo II do Programa. Como instrumento de coleta de informações, foi elaborado pelos autores um formulário no Google Forms que foi encaminhado aos participantes via WhatsApp para que os mesmos pudessem fazer suas contribuições de forma voluntária com a pesquisa. Os principais resultados levantados evidenciam a expectativa dos residentes em adquirir aprendizado e experiência, vivenciando a realidade escolar e desenvolvendo a regência de classe o que os proporcionou um crescimento profissional, já para os preceptores as motivações e expectativas com o programa estiveram relacionadas com o desenvolvimento profissional docente e contribuição na formação dos residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellerson Machado de Asambuja, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa - Campus - Uruguaiana - RS.

João Francisco Fernandes Martins, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física na Universidade Cruzeiro do Sul.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA-Uruguaiana/Dom Pedrito).

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Didática e práticas pedagógicas na Educação Física escolar; Estágio supervisionado na Educação Física; Investigação de processos de ensino e aprendizagem; TIC no contexto escolar; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE e vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. 

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores, Inclusão e Ensino.

Downloads

Publicado

2022-09-24