Mapeamento longitudinal da retenção e evasão em cursos de licenciatura como contribuição à governança educacional: um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6831

Resumo

Este artigo analisa as movimentações e os fluxos escolares dos alunos nos cursos de licenciatura ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), cujo recorte temporal (ciclo de matrícula) se dá no período de 2012 a 2020. A pesquisa, nesta sua primeira fase, restringiu-se a descrever os fenômenos da retenção e evasão, a partir de múltiplos estudos de caso (vários ciclos de matrícula), análise documental e da análise quantitativa. Após o mapeamento foi possível constatar um baixo número de formandos (aproximadamente 10%) e um elevado número de evasão/desligamento (aproximadamente 50%), o que indica a necessidade de políticas públicas que maximizem a permanência dos alunos destes cursos até a conclusão do curso.

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Publicado

2022-09-24