OFICINA PEDAGÓGICA – APRENDENDO UM POUCO MAIS A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Angeolaidi Lima Pereira SOCIEDADE EDUCACIONAL TRÊS DE MAIO - SETREM
  • Mayla Thaissa Wesling Sociedade Educacional Três de Maio
  • RENATI FRONZA CHITOLINA Sociedade Educacional Três de Maio
  • Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber Sociedade Educacional Três de Maio

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.678

Palavras-chave:

Aprendizagem. Lúdico. Oficina Pedagógica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da realização da Oficina Pedagógica inserida por acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Instituição de ensino SETREM, a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann, do municí­pio de Horizontina-RS e analisar as práticas e quais as possibilidades de retornos dessa oficina. Quanto à natureza é uma pesquisa aplicada objetivando a produção de conhecimento a partir da aplicação prática, ou seja, uma abordagem qualitativa, e por finalidade o procedimento técnico de pesquisa-ação, com subsí­dio teórico e com a experiência prática. Para embasar teoricamente nossa escrita, levamos em consideração alguns autores como VYGOTSKY (1998), WEISZ (2006), MARIA (2009) entre outros. Nesse sentido podemos perceber que esse estudo foi e está sendo de grande valia, pois nos proporcionou muitas reflexões e pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, Vera Maria; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; SACAVINO, Susana; AMORIM Viviane. 2013. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). São Paulo. Editora Cortez. ISBN:978-85-249-2117-9.

MARIA, Vanessa Moraes; et al. 2009. A ludicidade no processo ensino- aprendizagem. Centro Universitário Augusto Motta. Vol.5.

WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: ítica, 2006.

VYGOTSKY, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. Ed. São Paulo: ícone, 1998.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos