Processos de formação de professores das licenciaturas em Ciências da Natureza: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6775

Resumo

A formação de professores aos poucos tem ganhado força, com o intuito de transformações na forma de ensinar, modelos didáticos utilizados, práticas pedagógicas facilitando que a interdisciplinaridade seja inserida de maneira que aconteça a interação e interligação entre as disciplinas, para melhor compreensão dos fenômenos do cotidiano. Buscou-se mapear as estratégias e abordagens metodológicas utilizadas para a formação inicial e continuada, em licenciaturas interdisciplinares na área de Ciências da Natureza. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), segundo os descritores: ("formação de professor*") AND ("ciências") AND ("natureza"), selecionando apenas artigos com atividades realizadas com licenciatura em Ciências da Natureza ou Licenciatura Interdisciplinar (licenciaturas em Educação do Campo), com foco na área de Ciências da Natureza. Dos achados, selecionou-se 11 artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020, sendo os mesmos divididos em dois tópicos: Formação de professores com estratégias ativas para os trabalhos que apresentassem alguma atividade prática em que o professor mostrasse ser sujeito ativo, e Formação de professores com abordagens teórico-reflexivo, as atividades práticas eram demonstradas aos professores participantes, seguida de teoria o que torna o envolvido um sujeito passivo. Conclui-se que discutir temas interdisciplinares de forma que haja trocas de conhecimento e experiências, na formação inicial e continuada, têm importância significativa do papel do professor para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde e Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde; Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas; e Formação de Professores.

Thais Menezes de Oliveira Soruco, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licencianda no Curso de Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) onde atualmente curso o terceiro semestre. Além de estar assiduamente comprometida com as atividades propostas pelo curso, participo de atividades e grupos de pesquisas que contribuem para que minha formação acadêmica seja diferenciada, dentre eles: Grupo colaborativo FLEXILHAS: Que busca elaborar momentos formativos e investigativos entre docentes e discentes da educação básica e ensino superior, promovendo e divulgando pesquisas referentes ao Letramento Científico. CORAL UNIPAMPA- Um projeto de todos: Que busca promover a integração dos discentes e docentes de todos os cursos através da musica.

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Downloads

Publicado

2022-09-24