Integrando curtas-metragens e a rede social Edmodo em aulas de lí­ngua espanhola: experiências de docência do PIBID

Autores

  • Higor Miranda Cavalcante Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Greice da Silva Castela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Antonio Antunes Ferreira Filho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.675

Palavras-chave:

Edmodo, Curtas-metragens, Lí­ngua Espanhola, PIBID.

Resumo

Esse texto tem por objetivo relatar a experiência de docência de dois acadêmicos do segundo ano do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Espanhol, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A oficina relatada abrangeu 4 dias de aula, totalizando 8 horas/aula, nos meses de junho e julho de 2015, e foi realizada em uma turma de ní­vel 1 de Lí­ngua Espanhola de um Centro de Lí­nguas Estrangeiras Modernas (CELEM) que funciona em um colégio da rede estadual de ensino, localizado em um bairro de periferia da cidade de Cascavel- Pr. A proposta da oficina era utilizar em aulas presenciais curtas-metragens, textos disponí­veis na Internet que abordam a temática dos curtas-metragens escolhidos e intercalar discussões orais em sala com realizar a interação dos alunos por meio da rede social Edmodo, voltada para educação e interação de professores e alunos. A proposta está fundamentada em autores que discutem o uso do Edmodo na Educação, o uso de curtas-metragens no ensino e a utilização do computador em sala de aula. Constatamos que a elaboração e aplicação da proposta foi relevante tanto para os acadêmicos de iniciação à docência como para os alunos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Miranda Cavalcante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bolsista do PIBID/Espanhol e graduando do 2° ano de Letras na UNIOESTE, campus de Cascavel PR.

Greice da Silva Castela, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bolsista de Coordenação de área do PIBID Espanhol, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, ní­vel de Mestrado e Doutorado (PPGL) e ní­vel de Mestrado Profissional (PROFLETRAS).

Antonio Antunes Ferreira Filho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bolsista do PIBID/Espanhol e graduando do 2° ano de Letras na UNIOESTE, campus de Cascavel PR.

Referências

BOHN, Vanessa. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponí­vel em . Acesso em 08 de mar. de 2013.

CASTELA, Greice da Silva; GRANETTO, Julia. Letramento digital via web 2.0: o uso da rede social Edmodo nas aulas de lí­ngua espanhola. Revista SURES, Foz do Iguaçu, v.1, n. 4, p. 1-15, 17 jan. 2014.

CASTELA, Greice da Silva; BELONI, Wânia Cristiane. Jornal-laboratório: multiletramento e hipertextualidade. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasí­lia, v. 5, n. 16, p. 51-66, jan./jan. 2015. Disponí­vel em < http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/376/247> . Acesso em 30 jun. 2015.

EFE. Mais de 4 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso í internet. Info. 26 mai. 2015. Disponí­vel em <http://info.abril.com.br/noticias/internet/2015/05/mais-de-4-bilhoes-de-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-a-internet.shtml>. Acesso em: 17 jul. 2015.

FUGIMOTO, Sonia Maria Andreto. O computador na sala de aula: o professor de Educação Básica e sua prática pedagógica. Maringá, PR: 2010. p.21-71.

GIANNINI, Edna de F. Santos. Edmodo Plataforma de Mí­dia Social desenvolvida para Professores e Alunos. Disponí­vel em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/2827.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.

GONZíLEZ, Leila Del Pozo; CASTELA, Greice da Silva. O uso de filme e curta-metragem na aula de E/LE: experiências do PIBID. Raí­zes e Rumos. Vol. 03, Nº 01, Rio de Janeiro, Jul. 2015. Disponí­vel em < http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/5107/4603> . Acesso em 10 jul. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educativas e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

ONTORIA, Mercedes. El uso del cortometraje en la enseñanza de ELE. Revista redELE, nº 10, Fev. 2007, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España. Disponí­vel em <http://www.educacion.gob.es/dctm/redele/MaterialRedEle/Revista/2007_09/2007_redE LE_9_06Ontoria.pdf?documentId=0901e72b80df3598> Acesso em 10 mar. 2014.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

TEIXEIRA, Gabriela Maria Guedes. As curtas-metragens nas aulas de ELE. Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Lí­ngua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário. Porto, Universidade do Porto, 2012. Disponí­vel em <http://sigarra.up.pt/flup/pt/publs_pesquisa.show_publ_file?pct_gdoc_id=33510>. Acesso em 15 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos