Te cuento un minicuento: leitura e produção de textos escritos em oficinas do PIBID/UESC

Autores

  • MARIA JOSÉ SANTOS TONICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
  • LUDMILA SCARANO COIMBRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
  • LAÍS SILVA SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.674

Palavras-chave:

ESCRITA DE MINICONTOS, ESPANHOL

Resumo

Este relato de experiência propõe refletir sobre o trabalho de leitura e produção de minicontos desenvolvido em oficinas realizadas pelo PIBID, subprojeto Espanhol, no Colégio Modelo Luí­s Eduardo Magalhães e na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus. Para a realização dessas oficinas, foram produzidas atividades com base no gênero do discurso miniconto, a partir dos aportes teóricos presentes nas Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM, 2006) e na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que permitem, aos alunos, o conhecimento e domí­nio de caracterí­sticas de um determinado gênero do discurso, nesse caso o miniconto, de maneira sistematizada, gradual e significativa. Aqui, relataremos o processo de elaboração dos minicontos e faremos a análise dos mesmos. O objetivo do trabalho é desenvolver o letramento literário (COSSON, 2006), incentivar a leitura e a escrita literárias e tornar públicos os minicontos produzidos. Este projeto tem o financiamento da CAPES.

Palavras-chave: Minicontos, Letramento literário, Sequência didática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA JOSÉ SANTOS TONICO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

GRADUANDA EM LETRAS / ESPANHOL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E BOLSISTA DO SUB-PROJETO DO PIBID/ESPANHOL NO COLEGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHíES EM ILHÉUS-BA.

LUDMILA SCARANO COIMBRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

MESTRE EM LETRAS. DOUTORANDA NO PROGRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E CULTURA NA UFBA. PROFESSORA ASSISTENTE NA UESC. AUTORA DE DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS APROVADAS PELO PNLD. COORDENADORA DE ÁREA DE ESPANHOL DO PIBID NA UESC.

LAÍS SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

GRADUANDA EM LETRAS / ESPANHOL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E BOLSISTA DO SUB-PROJETO DO PIBID/ESPANHOL NO COLEGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHíES EM ILHÉUS-BA.

Referências

BAHIA / Secretaria de Educação. Projeto Educação Patrimonial e Artí­stica (EPA). In: <http://institucional.educacao.ba.gov.br/EPA Acesso em 14 de julho de 2014.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.

BARROS, F.; MARIZ, L.; PEREIRA, C. Universos: lí­ngua portuguesa, 7o ano. São Paulo: Edições SM, 2012.

BRASIL/MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasí­lia: MEC, 2006. In: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf Acesso em 10 de março de 2014.

COIMBRA, L.; CHAVES, L.; BARCIA, P. Cercaní­a Joven: espanhol. São Paulo: Edições SM, 2013.

CORRÊA, H. Adolescentes leitores: eles ainda existem. In: PAIVA. A, MARTINS, A., PAULINO, G., VERSIANI, Z. (Org.). Literatura e letramento: suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2005, pp.51-74.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

SPALDING, M. Os cem menores contos brasileiros do século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea. In:

< http://www.marcelospalding.com/arquivos/dissertacao.pdf. Acesso em 10 de março de 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos