Desenvolvimento de uma atividade experimental de baixo custo para o estudo das superfí­cies equipotenciais entre placas planas e paralelas aplicada em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública federal atendida pelo PIBID

Autores

  • Gregory Beilner Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia
  • Fabio Muchenski Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.665

Palavras-chave:

Superfí­cies Equipotenciais, Experimentação, Metodologias de Ensino de Fí­sica.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência da aplicação de uma atividade experimental sobre potencial elétrico, superfí­cies equipotenciais e campo elétrico uniforme utilizando placas planas e paralelas. O experimento foi desenvolvido com duas turmas de Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia (IFC). Uma das turmas é do curso técnico em Agropecuária e a outra é do curso técnico em Alimentos. Ao todo participaram 56 alunos, 24 da primeira turma e 32 da segunda. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Fí­sica do IFC pelo bolsista do PIBID do subprojeto de Fí­sica e sob a supervisão do professor regente. Os alunos foram separados em até 6 grupos de no máximo 6 alunos. O aparato experimental consistiu em utilizar uma fonte de tensão, um recipiente de plástico contendo água, um voltí­metro e placas planas e paralelas. Estas últimas foram fixadas na parte inferior de cada recipiente. Na base do recipiente, pelo lado de fora, ficava uma folha contendo pontos sobre linhas. O aluno necessitava colocar a ponta do voltí­metro sobre os pontos e verificar o valor do potencial elétrico. Foi entregue aos alunos um roteiro que deveria ser seguido. Este roteiro continha questões discursivas sobre os assuntos propostos. Após a coleta de dados, os alunos, deveriam construir um gráfico do potencial elétrico em função da distância. A conclusão que eles deveriam chegar é que as linhas presentes na folha, sobre a qual se verificavam os potenciais elétricos, representavam superfí­cies equipotenciais. Além disso, o aluno deveria compreender que a relação entre potencial elétrico e distância resulta no campo elétrico estabelecido entre as placas. A prática realizada foi uma das atividades previstas no plano de trabalho do subprojeto de Fí­sica desenvolvido no Instituto Federal Catarinense. Após a aplicação da atividade, verificou-se que a maioria dos alunos compreendeu que existia um campo elétrico estabelecido entre as placas. Os alunos conseguiram construir o gráfico e encontrar a tangente ao ângulo formado na relação entre o potencial elétrico e a distância entre as placas. Isto é, o campo elétrico. Além do mais, conseguiram perceber que cada linha representava uma superfí­cie equipotencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregory Beilner, Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia

Possui Ensino Médio pela Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho (2011) . Atualmente é Bolsista do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Fí­sica.

Fabio Muchenski, Instituto Federal Catarinense - IFC

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFC -Câmpus Concórdia. Possuo Licenciatura em Fí­sica pela UFPR e Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais também realizado na UFPR.

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINI, Gloria et al. Conexões com a Fí­sica: Eletricidade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Epu, 2011.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, Mudança Conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos?. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p.20-39, set. 1995.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucema. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Grasiele Ruiz. História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.121-132, jun. 2013.

SILVA, José Luis P. B.; MORADILLO, Edilson Fortuna de. AVALIAÇíO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Minas Gerais, v. 4, n. 1, p.1-12, jul. 2002. Disponí­vel em: <http://www.portal .fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/46/364>. Acesso em: 01 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos