Recursos complementares no ensino-aprendizagem da fisiologia dos potenciais elétricos do coração

Autores

  • Fabiola da Silva Albuquerque UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB
  • Rachel Linka Beniz Gouveia UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB
  • Temilce Simões de Assis Cantalice UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB
  • Francisco Antônio de Oliveira Júnior UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1097

Resumo

Diante dos desafios atuais do processo ensino-aprendizagem, principalmente envolvendo conteúdos complexos e rico em detalhes, docentes da Disciplina de Fisiologia do DFP/CCS/UFPB vem desenvolvendo recursos complementares de estudo, denominados de maquetes, e o objetivo desse trabalho foi investigar a contribuição deles para a aprendizagem dos potenciais elétricos envolvidos no automatismo cardí­aco. Para isto, 119 estudantes de seis diferentes cursos responderam a testes sobre o tema antes e depois de utilizarem as maquetes. No teste antes das maquetes, estudantes de psicologia obtiveram desempenho melhor do que os demais, mas no resultado depois, todos os cursos foram equivalentes. O desempenho no teste depois da aplicação das maquetes foi significativamente melhor do que antes. Sugerimos que as maquetes podem ter fornecido um elemento concreto acessí­vel à percepção de que a complexidade do assunto poderia ser superada e contribuí­ram para engajar os alunos na responsabilidade pela construção do seu próprio conhecimento, favorecendo a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabiola da Silva Albuquerque, UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB

Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental), Docente do Departamento de Fisiologia e Patologia, UFPB, João Pessoa-PB

Rachel Linka Beniz Gouveia, UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB

Doutora em Ciências (Fisiologia Humana – Neurociências e Comportamento), Docente do Departamento de Fisiologia e Patologia, UFPB, João Pessoa-PB

Temilce Simões de Assis Cantalice, UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB

Doutora em Fisiologia e Farmacologia, Docente do Departamento de Fisiologia e Patologia, UFPB, João Pessoa-PB

Francisco Antônio de Oliveira Júnior, UNIVERSIDADE DA PARAÍBA Departamento de Fisiologia e Patologia, Centro de Ciências da Saúde - UFPB

Mestre em Fisioterapia, Técnico do Laboratório de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Patologia, UFPB, João Pessoa-PB

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Publicado

2017-08-05