O Conteúdo de Ecologia nos Livros Didáticos do Ensino Médio Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) DE 2012.

Autores

  • Dayana Cristina De Assis Mendes Ferreira Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória- FAFI-uv.
  • Camila Juraszeck Machado

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.504

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos e as atividades referentes ao tema Ecologia dos livros didáticos públicos de biologia. Foi realizada uma análise exploratória dos oito livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2012. Elaborou-se uma ficha padronizada para análise dos livros, onde foi possí­vel verificar se os mesmos direcionavam para uma postura de conservação e manejo sustentável do ambiente. Utilizou-se como embasamento para análise dos livros didáticos autores renomados na área da ecologia, sendo: Odum e Barrett (2011) e Ricklefs (2012). Verificou-se que os autores Santos, Aguilar e Oliveira (2010) e Amabis e Martho (2010) exploraram melhor os conteúdos de Ecologia em comparação com os demais. Enquanto Bizzo (2012) e Mendonça e Laurence (2010), apresentaram os conteúdos de Ecologia de uma maneira mais sucinta. Foram constatadas ainda carências em alguns livros didáticos, como ausência de sugestões de filmes, de jogos didáticos e de aulas práticas. Contudo, considerou-se que os oito livros analisados são de qualidade e podem ser utilizados pelos professores. Vale salientar que cabe ao professor buscar e acrescentar informações importantes que por ventura o livro não apresente.

Palavras- chave: livro didático, ecologia, biologia, PNLD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Cristina De Assis Mendes Ferreira, Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória- FAFI-uv.

Dayana Cristina de Assis Mendes Ferreira

(Pós-graduada em Biodiversidade: Manejo e Conservação dos Recursos Naturais) pela UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

Downloads

Publicado

2016-06-09