Ensino e COVID -19: experiência e formação de professores sob suas próprias óticas

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Cecília de Souza Minayo FIOCRUZ
  • Pedro Demo Universidade de Brasí­lia - UnB

Resumo

O presente texto objetiva apresentar a experiência da formação de professores a partir do estágio docente em tempos de pandemia, sob a metodologia do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Ao longo do artigo, refletimos sobre a aproximação da realidade com a atividade teórica ao abordar as múltiplas dimensões da formação de mestres e de doutores para a docência no ensino superior e as mediações com a sala de aula no contexto do Ensino Remoto Emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Os resultados mostram os limites do ensino remoto, mas também sinalizam para a importância do estágio docente na capacitação e na qualificação pedagógica de recursos humanos para o ensino superior.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Polí­ticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasí­lia (UnB), FIOCRUZ, e UECE. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Polí­ticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Colaborador nos Periódicos Temas em Educação e Saúde , DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (UNESP) e Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Universití  Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Polí­ticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Lí­der no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA - UNESP). Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos cientí­ficos, capí­tulos de livros, 12 livros e organizou outras 8 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecí­lia de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Cientí­fico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Foi Membro da ANPED. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas cientí­ficas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, polí­ticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC. E-mail: r.silva@unesp.br

Maria Cecília de Souza Minayo, FIOCRUZ

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1996 é editora cientí­fica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência auto infligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 83 teses e dissertações, publicou 250 artigos cientí­ficos, 214 capí­tulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 14 revistas cientí­ficas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de "Medalha de Mérito da Saúde "Oswaldo Cruz" conferido pelo Ministério da Saúde em 2009 ;o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República; e a menção honrosa de C&T do CNPq . É bolsista 1A de produtividade do CNPq e pesquisadora emérita da FAPERJ. e da FIOCRUZ

Pedro Demo, Universidade de Brasí­lia - UnB

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasí­lia, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Polí­tica Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Polí­tica. Trabalha com Metodologia Cientí­fica, no contexto da Teoria Crí­tica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Referências

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Publicado

2022-04-21