Interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica: uma visão panorâmica das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação Stricto-sensu no Brasil

Autores

  • Genilton Luis Freitas Marques Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.170-186

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Ensino Médio Integrado, Mapeamento Sistemático de Literatura.

Resumo

O projeto de formação humana integral inicia-se com o rompimento da dualidade entre teoria e prática, que ocorre pelo Ensino, com a quebra das barreiras disciplinares; pela Pesquisa, na busca do contato com novos saberes; e pela Extensão, quando todo o conhecimento compartilhado fica a serviço do bem comum. Por intermédio de uma busca na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Mapeamento Sistemático de Literatura pretende mostrar uma visão geral sobre a temática Interdisciplinaridade nos diferentes Programas de Pós Graduação à ní­vel de Mestrado e Doutorado fornecendo indicadores para auxiliar estudos primários interconectando a prática interdisciplinar com os objetivos a serem alcançados pela Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilton Luis Freitas Marques, Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica(PROFEPT/IFMA), Especialista em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho (Instituto Laboro/ Faculdade Estácio de Sá). Especialista em Gestão Pública (UEMA), Graduado em Licenciatura Plena em Eletricidade(IFMA). Professor nas áreas de Engenharia Elétrica, Controle de Processo e Higiene e Segurança do Trabalho, com ênfase em Educação Tecnológica. Membro de projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente do IFMA. Membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes(IFMA/Santa Inês). Membro de projetos de extensão(IFMA/Santa Inês). Membro da Comissão de Aferição de Autodeclaração dos seletivos de alunos (IFMA/Santa Inês). Membro de banca examinadora de seletivos(IFMA). Membro de banca examinadora de TCC(IFMA/Santa Inês).

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA

Doutor em Biotecnologia com área de concentração em Biotecnologia com área de concentração em Saúde e Linha de Pesquisa em Processamento de Imagens pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO)/Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas com Área de Concentração em Tecnologia da Informação e Linha de Pesquisa em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Integral Diferencial (UniFacid). Especialista em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Integral Diferencial (UniFacid). Atualmente, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Lí­der do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Quí­mica, Agronomia e Recursos Hí­dricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisas: Núcleo de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática; e Pesquisa em Oncologia Ginecológica e Mamária. Consultor Ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Compõe o Banco de Avaliadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC) e do Comitê Cientí­fico Institucional do IFMA. Orientador e Coorientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações. Coordenação de projetos de Desenvolvimento tecnológico e Membro de Projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC e PIBITI de Ensino Superior e Médio e Coordenação Projeto Institucional. Consultor das Plataformas de Ensino í  Distância: Blackboard e Moodle em Instituições Educacionais e Corporativas. Atua nas linhas de pesquisas Computação Aplicada; Educação Inclusiva; e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Autor de Programas de Computadores com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente bolsista de Estimulo da Produtividade em Pesquisa na Modalidade Jovem Doutor (FAPEMA).

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão - IFMA

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Linha de Pesquisa em Microbiologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA). Mestre em Quí­mica, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Quí­mica todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Coorientador e Membro de Projetos de Iniciação Cientí­fica e Pesquisa (PIBIC) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio e Coordenação em Projeto Institucional. Lí­der do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Quí­mica, Agronomia e Recursos Hí­dricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Quí­mica, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); e Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Quí­mica Analí­tica, Alimentos e Água (NASQA). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Quadro de Avaliadores do Comitê Cientí­fico na área de Ciências Agrárias - Tecnologia de Alimentos e Ciências Exatas e da Terra - Quí­mica. É Representante Docente do Conselho Diretor (CONDIR) e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientações e Coorientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Dissertações de Mestrado. Atuando na área de Educação í  Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Quí­mica e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÁXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Ensino em Foco, Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do Corpo de Docentes Permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) assumindo o a vice coordenação ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Bolsista de Estimulo da Produtividade em Pesquisa na Modalidade Jovem Doutor (FAPEMA)

Downloads

Publicado

2021-12-23