O percurso dos estudantes surdos no Ensino Profissional e Tecnológico no IFSertãoPE

Autores

  • Neri da Silva Xavier
  • Luciana Cavalcanti de Azevedo IF SERTÃO-PE

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.123-138

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade avaliar a trajetória dos alunos surdos do Ensino Profissional e Tecnológico do IFSertãoPE desde o processo seletivo até o ingresso no mercado de trabalho. Para isso, revisitamos as polí­ticas educacionais de inclusão para estudantes surdos e sua aplicação nos campi, identificando possí­veis dificuldades enfrentadas pelos discentes surdos no ingresso e permanência nos cursos, as práticas educativas inclusivas e o funcionamento do NAPNE. Na fase de investigação foi feito levantamento bibliográfico de autores que vem dialogando sobre a inclusão dos surdos e pesquisa documental. Para a pesquisa de campo foi utilizado questionário que foi aplicado para 18 estudantes surdos, matriculados e egressos, 40 professores e 13 intérpretes da instituição. As respostas revelam que, apesar da maioria dos docentes não saber se comunicar em Libras (92,5%), existe uma preocupação em se capacitarem e em priorizarem metodologias que facilitem a aprendizagem, como aulas expositivas, materiais concretos e aulas de campo. Isso é corroborado pelos discentes, uma vez que 90,9% deles afirmaram ter as necessidades atendidas e estarem satisfeitos com o curso. De uma forma geral, as maiores dificuldades mencionadas pelos discentes estão relacionadas com a pouca interação com os colegas em sala de aula e dificuldades em ler textos na lí­ngua portuguesa, como também em fazer cálculos (81,8%). Nesse sentido, a pesquisa trouxe muitos elementos que poderão auxiliar o IFSertãoPE na definição de polí­ticas inclusivas para os estudantes surdos, melhorando a interação entre docentes, interpretes, discentes e até mesmo familiares, reduzindo as barreiras existentes para concretização da aprendizagem e aperfeiçoamento do perfil profissional desses estudantes.

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Biografia do Autor

Neri da Silva Xavier

Atualmente é Gestora da Escola Estadual Professora Maurina Rodrigues dos Santos, Salgueiro- PE e Analista em Gestão Educacional da Escola Estadual Manuel Leite, Salgueiro ? PE. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IF Sertão-PE Campus Salgueiro. Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO) Especialista em LIBRAS (UNIVASF), Especialista em Educação Especial e SAEE (PROMINAS), Graduada em Pedagogia (FACHUSC) e Formação Pedagógica em Matemática (UNIVASF). Tem experiência profissional em Alfabetização Infantil, Ensino Fundamental na área de Matemática e Atendimento Especializado ao aluno com deficiência e Gestão Escolar.

Luciana Cavalcanti de Azevedo, IF SERTÃO-PE

Professora titular de Quimica e ciências e tecnologia de alimentos do IF Sertão PE, área de tecnologia de inovação em produtos de origem vegetal e quí­mica Analitica. Graduada em Engenharia Quimica pela UNICAP, mestrado e doutorado em Ciências e tecnologia de alimentos pela UFPB e UFBA, respectivamente. Desenvolve pesquisa na área e faz parte do colegiado do Mestrado PROFEPT.

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Publicado

2021-12-22