Identificando e compreendendo as estratégias para a formação do estudante pesquisador no Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional Tecnológica: uma revisão integrativa no ensino da Biologia

Autores

  • Karla Almeida de Figueiredo
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.96-122

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados a partir da implementação de um protocolo de revisão de literatura integrativa que teve como ponto central identificar as estratégias metodológicas têm sido desenvolvidas para a formação do estudante pesquisador no ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, em especial, no ensino da Biologia. Para a sua condução foram definidos um conjunto de critérios dividido em 06 (seis) etapas. Para isso, foram selecionados 04 (quatro) mecanismos de busca considerando o perí­odo de 2017 a 2020. Os resultados da investigação sinalizaram fortemente sobre a importância do ensino investigativo para a formação do estudante pesquisador no ensino médio integrado com indicativos relevantes na aplicação do ensino investigativo na EPT. Foram evidenciadas 10 (dez) estratégias metodológicas, no âmbito do ensino, sendo que 4 (quatro), no âmbito especí­fico do ensino da Biologia. Além disso, os resultados apontam que essas estratégias representam um conjunto inicial de ações que podem ser exploradas e combinadas em contextos da EPT para a formação do estudante pesquisador nas diferentes formações técnicas providas pelo no ensino médio integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Almeida de Figueiredo

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Graduada em Ciências Biológicas. Docente do Governo do Estado de Pernambuco.

Ivanildo José de Melo Filho, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Ciência da Computação e docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), atuando na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Rosangela Maria de Melo, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutora em Ciência da Computação e docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), atuando na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ARAÚJO, A. C.; DA SILVA, C. N. N. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasí­lia, DF: IFB, 2017.

AREND, F.L. Um estudo sobre as contribuições da disciplina "observação de aves" no processo de ensino e aprendizagem em biologia. 2017.

BARBOSA, E. F.; DE MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BARATTA, M. S. S. al. Iniciação cientí­fica na escola pública: blog como instrumento de educação cientí­fica. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

BASíLIO, C.M et al. Ensino de biologia: dificuldade de aprendizagem na disciplina de biologia em uma escola pública de Manaus. 63ª Reunião anual da SBPC. 2011. Disponí­vel em: http://www.sbpcnet.org.br/goiania/home/ Acesso em: 16/06/2020

BOSCO, E. M. R. et al. Alfabetização cientí­fica no ensino médio por meio do ensino por investigação. 2018.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasí­lia, DF: Presidência da República, [2016]. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio. Brasí­lia: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2021.Disponí­vel em:https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em 03 mar.2021.

COSTA, L. S.; FREIRE, J. G. O método cientí­fico como princí­pio pedagógico: desenvolvimento de pesquisa em sala de aula integrado ao currí­culo. E práticas criativas, p. 60. 2018

GUERRA, G. F. et al. Metodologia Cientí­fica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano-Campus Ceres. 2019

KLOPPER, R.; LUBBE, Sam; RUGBEER, H. The matrix method of literature review. Alternation, v. 14, n. 1, p. 262-276, 2007.

MACHADO, J.V.V. et al. Educação Cientí­fica no Ensino Médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria

MARTINS, J. P. A.; SCHNETZLER, R. P. Formação de professores em educação ambiental crí­tica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018

MATTOS, E. M. A.; CASTANHA, A. P. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no ensino fundamental. v. 25, 2008.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVíO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. -Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NASCIMENTO, A. P. C. do; ARAUJO, N. de S. Dificuldades de aprendizagem dos alunos no ensino de Biologia: reflexão a partir de substratos teóricos e pesquisas em uma escola pública de Parnaí­ba/PI. 2011.

OLIVEIRA, B. F. C. et al. Construção de um laboratório de ciências de baixo custo e inserção do ensino de ciências por investigação. 2018.

PENA, E. A. S. C.; RIBEIRO, S. L. S.. A percepção dos professores sobre a formação continuada: curso técnico integrado ao ensino médio. SIBi-Sistema Integrado de Bibliotecas/UNITAU. 2018.

PINHEIRO, A. L. Ensino de ecologia no ensino médio através de atividades investigativas. 2019.

RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008.

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: da conceituação í operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação, n. 39, p. 15-15, 2014.

RIBEIRO, E. L. B. L. A investigação cientí­fica nas aulas de ciências na educação básica: uma proposta de matriz pedagógica de referência. 2016. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)"”Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2016.

RODRIGUES, L. et al. Metodologias ativas: sala de aula invertida-um novo jeito de aprender. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782), v. 4, n. 1, 2019.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x Revisão narrativa. Rev. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2.

SOARES, M. P. Letramento em pesquisa: o papel da biblioteca na (in) formação do jovem pesquisador. 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

TAHA, M. S. et al. Valor nutricional dos alimentos: uma situação de estudo í contextualização e interdisciplinaridade no ensino de ciências. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de lasCiencias: Góndola, EnsAprendCienc, v. 12, n. 2, p. 131-141, 2017.

TOZONI-REIS, Marí­lia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2009.

VIEIRA, J. de A.; BASTIANI, V. I. M. ; DONNA, E. Ensino com pesquisa nas aulas de ciências e biologia: algumas exigências. In: IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE e o III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia-ESBPp, Curitiba. 2009.

ULHÔA, Eliana et al. A formação do aluno pesquisador. Educação & Tecnologia, v. 13, n. 2, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-22