Noções mafessolianas e a sexualidade

Autores

  • Andréa Cristina Martelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.44-54

Resumo

O presente artigo problematizou a sexualidade fundamentada em algumas noções de Michel Mafessoli, tais como, a errância, o desvio, a duplicidade, o nomadismo, o movimento entre as lógicas do "dever-ser" e do "querer-viver" . Consideramos a sexualidade como elemento constituinte da vida, independente de faixa etária, classe social, etnia ou crença religiosa, ou seja, como um fenômeno cotidiano que se expressa com particularidades no decorrer das nossas vidas nos diferentes espaços sociais. Nosso caminho de pesquisa foi o entrelaçamento das experiências vivenciadas nas docências de atividades extensionistas e de pesquisa sobre a temática em voga, com a revisão bibliográfica de algumas obras do teórico citado. O movimento entre as lógicas do "dever-ser" e do "querer-viver" evidencia que, apesar das imposições sociais da igreja e da famí­lia, criamos formas de vivenciar a sexualidade que escapam do instituí­do.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Martelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste (1994), Mestrado em Educação (1999) e Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp. Atualmente é professora Associada "B" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes temáticas: formação de professores, sexualidade ( sexualidade infantil, violência sexual e diversidade sexual) e educação. De 2011 a 2018, atuou na Coordenação de área de gestão de processos educacionais do PIBID. É integrante do grupo de pesquisa Violar/Unicamp e coordenada o grupo de pesquisa, do Grupo de pesquisa em educação e diversidade- GPED/UNESPAR e de extensão Grupo de estudos sobre educação e sexualidade - GEPEX.

Referências

BARROS, Eduardo Portanova. Imagem e imaginário: as contribuições de Michel Maffesoli. Um anarquista romântico. In: ALVES, Fábio Lopes; SCHROEDER, Tania Maria Rechia; BARROS, Ana Tais Martins Portanova (orgs). Diálogos com o imaginário. Curitiba: Editora CRV, 2014.

_____. Maffesoli e a "investigação do sentido"– das identidades í s identificações. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 44, n. 3, p.181-185, set/dez. 2008. Quadrimestral. Disponí­vel em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5282>. Acesso em: 10 dez. 2016.

BOZON, Michel. Sociologia da sexualidade. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

GUIMARíES, íurea Maria. Indisciplina e violência: a ambiguidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996, p. 73-82.

______. O imaginário da violência e a escola. In: TEIXEIRA, Maria Cecí­lia Sanchez; PORTO, Maria do Rosário Silveira (Orgs.). O imaginário do medo e cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004, p. 59-71.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MAFFESOLI, Michel. Dinâmica da violência. Tradução de Cristina M. V. França. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais/Edições Vértice, 1987.

______. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001a.

______. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS mí­dia cultura e tecnologia. Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da Pontifí­cia Universidade Católica do rio Grande do Sul, nº 15, p. 74-82, ago. 2001b.

______. A conquista do presente. Tradução de Alí­pio de Souza Filho. Natal: Argos, 2001c.

______. A sombra de Dioniso: contribuição a uma sociologia da orgia. Tradução de Rogério de Almeida. 2. ed. São Paulo: Zouk, 2005a.

______. Elogio da razão sensí­vel. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005b.

______. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005c.

______. O mistério da conjunção: ensaio sobre comunicação, corpo e socialidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005d.

______. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2007.

______; ICLE, Gilberto. Pesquisa como Conhecimento Compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 521-532, maio/ago. 2011. Trimestral. Disponí­vel em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/20637/12917>. Acesso em: 8 dez. 2016.

MERENGUÉ, Devanir. Poderes, papéis: um estudo preliminar sobre gêneros na contemporaneidade. Monografia (Especialização em Supervisão e Didática Psicodramáticas) "” Universidade Católica de Goiás, Instituto de Psicodrama e Psicodrama de Grupo de Campinas. Campinas, 2009.

NÓBREGA, Juliana Fernandes da et al. A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MICHEL MAFFESOLI: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 17, n. 2, p.373-376, 29 jun. 2012. Universidade Federal do Paraná. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i2.24572.

RECHIA, Tânia Maria. O imaginário da violência em Minha Vida em Cor-de-Rosa. Tese (Doutorado em Educação) "” Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.

SOUSA FILHO, Alí­pio de. Ideologia e transgressão. Disponí­vel em: http://www.cchla.ufrn.br/-alipiosousa. Acesso em: 30 ago. 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-11