Imagens do feminino: uma análise sob a perspectiva da história das mulheres e do livro didático como história pública

Autores

  • Daiane Dala Zen Universidade de Caxias Do Sul - Programa de Pós- Graduação em educação UCS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.154-173

Palavras-chave:

imagens do feminino, livro didático, ensino de história.

Resumo

O objetivo é analisar a representação do feminino em fotografias selecionadas a partir de livros didáticos de história, que abordem o tema da história da primeira metade do século XX. A metodologia tem como base a leitura de imagens proposta por Barbosa (2006), na perspectiva da história cultural e nas contribuições de Scott (1994), Burke (2004) e Chartier (2014). A pesquisa fundamenta-se em apontamentos teóricos sobre o livro didático, as imagens selecionadas, as questões de gênero e a história das mulheres. Os resultados apontam para a importância da exploração das imagens por professores/as e estudantes, conduzindo a reflexões sobre a mulher e sua história. Conclui também que essas fotografias, revelam a presença das mulheres na história, mas evidenciando sua fragilidade, passividade e submissão, ao lado ou atrás de um homem.

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Biografia do Autor

Daiane Dala Zen, Universidade de Caxias Do Sul - Programa de Pós- Graduação em educação UCS

Licenciada em História, especialista em Educação de Jovens e Adultos, mestra em História (PPGHIS) e doutoranda em Educação, bolsista CAPES/PROSUP modalidade II (PPGEdu) pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Integrante da coordenação do GT Estudos de Gênero da ANPUH RS (Gestão 2020-2022) e professora da rede pública municipal de Flores da Cunha.

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Publicado

2021-06-15