Pressupostos teóricos e percepções docentes em torno da Didática

Autores

  • Karine Doopiati Sauthier Unespar, campus de União da Vitória.
  • Kelen dos Santos Junges Unespar/Campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.405

Resumo

O tema da presente pesquisa é a Didática. Acredita-se que a Didática trata de um repensar crí­tico da ação docente que pode superar dificuldades existentes no interior da sala de aula e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, trazendo significado ao aluno. A Didática pode oferecer assim, as condições para a realização plena e verdadeira da docência. O objetivo geral deste estudo é identificar a compreensão de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a respeito da Didática. A metodologia adotada pela pesquisa é a bibliográfica, apoiada em pesquisa de campo. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas, realizado com onze professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de União da Vitória-PR. Na revisão da literatura evidencia-se o percurso histórico que caracteriza a Didática desde a sua origem até os dias atuais evidenciando-se o entrelace da mesma com as tendências pedagógicas. Com base na pesquisa bibliográfica e nos dados coletados, pode-se evidenciar que devido à complexidade do processo de ensino, o auxí­lio da Didática no exercí­cio da docência é fundamental. Considera-se que a compreensão que os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participantes têm a respeito da Didática encontra-se em fase de transição de uma concepção tradicional para uma postura crí­tica frente ao processo de ensino e aprendizagem, da mera aplicação de técnicas de ensino para a reflexão acerca dos meios e das condições pedagógicas presentes neste processo. Frisa-se a importância que em seu processo formativo o professor compreenda a relevância da Didática à sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Doopiati Sauthier, Unespar, campus de União da Vitória.

Acadêmica do Curso de Pedagogia (perí­odo vespertino) da UNESPAR/Campus de União da Vitória. Bolsista do Projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID.

Kelen dos Santos Junges, Unespar/Campus de União da Vitória

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFIUV), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG) e Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista Capes no Programa Intercalar de Doutoramento da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora adjunta da UNESPAR/Campus de União da Vitória; Membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP) da PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE) da UNESPAR/Campus de União da Vitória; Coordenadora de Área do Projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID, ofertado pelo Curso de Pedagogia da UNESPAR/Campus de União da Vitória.

Downloads

Publicado

2016-06-09