Panorama do RPG (Role-Playing Game) no Ensino de Fí­sica no perí­odo de 2015-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.53-64

Palavras-chave:

Ensino de Fí­sica, Role Playing Game (RPG), Educação lúdica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo oferecer uma visão ampla acerca dos artigos que abordam o uso dos RPGs (role-playing game) nas aulas de Fí­sica, bem como as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo Estado do Conhecimento (ou Estado da Arte), a fim de se fazer um levantamento do conhecimento produzido sobre o tema através de um mapeamento realizado nas revistas educacionais e cientí­ficas brasileiras na área de ensino. Mediados pela busca de três palavras-chave (RPG, role-playing game e jogo de simulação), foram selecionados artigos publicados nas revistas acadêmicas na área de ensino de Ciências e Fí­sica, com recorte temporal de 2015-2019. Foram encontrados 9 artigos. Procurou-se averiguar e descrever os conteúdos trabalhados, os fundamentos teóricos de aprendizagem, bem como uma análise do modo como a aprendizagem foi avaliada a partir do uso do RPG utilizado em cada material. Constatou-se que o RPG é como uma possí­vel alternativa de sucesso no ensino de Fí­sica, sendo também uma maneira eficaz de se compreender os conteúdos trabalhados nas aulas. A fala dos autores também revela que o uso desse recurso pedagógico poderia melhorar o interesse dos alunos, estimulando a imaginação, criatividade e o trabalho em equipe, além de ser uma proposta diferenciada e atrativa, capaz de levar os discentes a assimilar novos conteúdos e conceitos fí­sicos, dando significado prático aos assuntos teóricos aplicados de forma lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Carlos Lima Freitas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Secretaria Estadual de Educação (SEDUC - PA)

Aluno de mestrado no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica daUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor de Fí­sica e Quí­mica pela Secretaria Estadual de Educação -PA

Camila Maria Sitko, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.Professora no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica da mesma instituição.

Maria Liduína das Chagas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora no Instituto de Ciências Exatas daUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Professora no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica da mesma instituição.

Referências

AMARAL, R. R.; BASTOS, H. F. B. O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 11, n. 1, p. 103-122, 2011.

BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; AMARAL, Ricardo Ribeiro. O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 11, n.1, 2011.

CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias; SOARES, Márlon Herbert F. Barbosa. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento quí­mico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 8, n. 1, 2009.

DINIZ, Farnésio Vieira da Silva; SANTOS, Carlos Alberto dos. Ensinando atomí­stica com o jogo digital "Em busca do Prêmio Nobel". Rev. Bras. Ensino Fí­s. v. 41, n. 3, 2019.

FABRíCIO, Gabriel Motac, et al. O RPG como estratégia didática para o ensino de radioatividade. Enseñanza de las ciencias. n. extra, p. 5299-5304, 2017.

GERALDO, Antônio Carlos Hidalgo. Didática das Ciências naturais na perspectiva histórico– crí­tica. 2ª ed. São Paulo: ítica, 2014.

NASCIMENTO JÚNIOR, Francisco de Assis; PIETROCOLA, Mauricio. O papel do RPG no ensino de fí­sica. Anais.. Bauru, SP: ABRAPEC, 2005.

NASCIMENTO JÚNIOR, Francisco de Assis; PIASSI, Luí­s Paulo. Role-Playing Games nas Aulas de Fí­sica. Revista Enseñanza de la Fí­sica. v. 27, n. Extra, 2015, p. 675-681.

OSELAME, Pedro dos Santos; OLIVEIRA, Luciano Denardin de. RPG e Fí­sica: um ambiente para transição entre o senso comum e o conhecimento cientí­fico. Boletí­n das ciências. v. 31, n. 85, p. 51-60.

PRIGOL, Edna Liz. Pesquisa estado do conhecimento: uma visão para a prática pedagógica e a formação de professores. XI Congresso Nacional de Educação- Educere. Curitiba – Paraná. 2013.

RODRIGUES, Sônia. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2004.

SANTOS, Renato P. dos; DAL-FARRA, Rossano André. A saga da Fí­sica: um RPG (role-playing game) para o ensino e aprendizagem de história da Fí­sica. Revista NUPEM. v. 5, n. 8, 2013.

SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina, 2008, 284 p.

SITKO, Camila Maria; DALL POZZO, Bryan Rafael; COSTA-LOBO, Cristina. Jornada a Marte: adaptação do RPG para o ensino de Fí­sica/Astronomia. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. v. 19 n. 2, 2019.

SOUSA, Monique Anara Siqueira de; SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Calor, temperatura, poções e magias: o uso do RPG como ferramenta avaliativa em aulas de Fí­sica no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências. v. 9, n. 1, 2014.

TOLEDO, Elizete da Aparecida Toledo. O RPG como estratégia de ensino: uma proposta para o ensino de profissões. Programa de Desenvolvimento educacional -Guarapuava – Paraná, 2015. Disponí­vel em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_elizete_da_aparecida_toledo.pdf.

VILLATORRE, Aparecida Magalhães; HIGA, Ivanilda; TYCHANOWICZ, Silmara Denise. Didática e Avaliação em Fí­sica. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1998.

Downloads

Publicado

2020-08-22