Hands-On-Tec: uma proposta para integrar tecnologias digitais móveis ao ensino de enfermagem

Autores

  • Neri de Souza Santana Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. SEED-PR.
  • Annecy Tojeiro Giordani Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Selma dos Santos Rosa Universidade Federal do Paraná, Setor Jandaia do Sul. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.2866

Resumo

Neste artigo apresentamos a sequência didática on-line "Mãos limpas" , uma sistematização pedagógica que integra tecnologias digitais, criada com vistas a possibilitar aos professores de Enfermagem o conhecimento de uma nova alternativa de uso em sua prática pedagógica que apregoa a autonomia e a resolução de problemas em sala de aula. Identificamos, também, pesquisas que apresentaram um ou mais itens de interesse relacionados aos seguintes temas: sequência didática; sequência didática on-line; plataforma e estratégia Hands-on-Tec e uso de tecnologias digitais móveis. A partir dos levantamentos realizados, foi efetuada uma metassí­ntese que nos conduziu a aferição de que o ensino por meio da construção de sequências didáticas on-line arroladas ao uso de tecnologias digitais móveis e metodologias ativas podem contribuir significativamente para a construção de conhecimento e potencializar aprendizagens e resultados frente à educação atual e futura, além das manifestações e exigências da sociedade.

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Biografia do Autor

Neri de Souza Santana, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. SEED-PR.

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Professora de inglês QPM da SEED-PR. Professora de Lí­ngua Inglesa e afins no curso de Letras Inglês-Português na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordenadora Pedagógica do programa Centro Internacional de Idiomas da UENP, campus Cornélio Procópio e Bandeirantes. Coordenadora Pedagógica de EaD da UENP, campus de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP), Mestrado Profissional em Ensino. Assistente e Membro do Conselho Editorial da Editora da UENP (EDUENP).

Selma dos Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná, Setor Jandaia do Sul. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em desenvolvimento para Web, Licenciada em pedagogia (curta), Mestre em Educação. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (doutorado sanduí­che na Universidade Aberta de Portugal). Professora/orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN - Mestrado Profissional) da UENP e em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da UFPR . Departamento de Informática e departamento de Comunicação Social.

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Publicado

2019-12-09