Hands-On-Tec: uma proposta para integrar tecnologias digitais móveis ao ensino de enfermagem

Autores

  • Neri de Souza Santana Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. SEED-PR.
  • Annecy Tojeiro Giordani Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Selma dos Santos Rosa Universidade Federal do Paraná, Setor Jandaia do Sul. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Resumo

Neste artigo apresentamos a sequência didática on-line "Mãos limpas" , uma sistematização pedagógica que integra tecnologias digitais, criada com vistas a possibilitar aos professores de Enfermagem o conhecimento de uma nova alternativa de uso em sua prática pedagógica que apregoa a autonomia e a resolução de problemas em sala de aula. Identificamos, também, pesquisas que apresentaram um ou mais itens de interesse relacionados aos seguintes temas: sequência didática; sequência didática on-line; plataforma e estratégia Hands-on-Tec e uso de tecnologias digitais móveis. A partir dos levantamentos realizados, foi efetuada uma metassí­ntese que nos conduziu a aferição de que o ensino por meio da construção de sequências didáticas on-line arroladas ao uso de tecnologias digitais móveis e metodologias ativas podem contribuir significativamente para a construção de conhecimento e potencializar aprendizagens e resultados frente à educação atual e futura, além das manifestações e exigências da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neri de Souza Santana, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. SEED-PR.

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Professora de inglês QPM da SEED-PR. Professora de Lí­ngua Inglesa e afins no curso de Letras Inglês-Português na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordenadora Pedagógica do programa Centro Internacional de Idiomas da UENP, campus Cornélio Procópio e Bandeirantes. Coordenadora Pedagógica de EaD da UENP, campus de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP), Mestrado Profissional em Ensino. Assistente e Membro do Conselho Editorial da Editora da UENP (EDUENP).

Selma dos Santos Rosa, Universidade Federal do Paraná, Setor Jandaia do Sul. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em desenvolvimento para Web, Licenciada em pedagogia (curta), Mestre em Educação. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (doutorado sanduí­che na Universidade Aberta de Portugal). Professora/orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN - Mestrado Profissional) da UENP e em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da UFPR . Departamento de Informática e departamento de Comunicação Social.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde). Segurança do paciente – Higienização das mãos. PDF. Disponí­vel em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018.

AUSUBEL, D. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton. 1963.

AUSUBEL, D; NOVAK, J. D; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana Ltda., 1980. p. 625

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso. 2015.

CAÑAL, Pedro; LLEDÓ, Angel I; POZUELOS, Francisco; TRAVÉ, Gabriel. Investigar en la escuela: elementos para una enseñanza alternativa. Dí­ada Editora S. L. Sevilla, España. 1ª edición, diciembre, 1997.

CAVALCANTE, A. et al. Cuidado seguro ao paciente: contribuições da enfermagem. Revista Cubana de Enfermerí­a, v. 31, n. 4. 2015.

CHEMIM, D; SANTOS S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma estratégia didático-pedagógica, com vistas a contribuir com o desenvolvimento da prática educativa. I Congresso Internacional de Ensino – CONIEN. 2017, Cornélio Procópio, PR. Anais... Cornélio Procópio, 2017. P. 956 a 974. Disponí­vel em: <http://eventos.uenp.edu.br/conien/wp-content/uploads/2017/06/AnaisConien2017_EnsinoTIC.pdf>.

MAZANATTI, F.; CREMER, E. Assistência na Enfermagem na prevenção de úlceras por pressão. Sequência Didática On-line Hands-on-Tec. 2018. Disponí­vel em: <http://handstec.org/?q=node/6608>. Acesso em: 06 jun. 2018.

Coll, C. Hacia la elaboración de un modelo de diseño curricular, Cuadernos de Pedagogia. 139 p. 8-10. 1986.

COSTA, A; DALCÓL, C; LEACHI, H. A história do cuidado na Enfermagem. Disponí­vel em: <http://handstec.org/?q=node/6325>. Acesso em: 06 jun. 2018.

Dicionário da Lí­ngua Portuguesa Michaelis. Disponí­vel em: <https://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 02 fev. 2018.

Sánchez Blanco, G. Y valcárcel pérez, m.v. Diseño de unidades didácticas en el área de ciencias experimentales. Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Escuela Universitaria de Magisterio. Campus Espinardo. 30100 Murcia. 1993.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

FRANCO, A; ALMEIDA, L. Critical thinking in college: differential analysis by academic year and scientific area. In: Pensamento crí­tico na educação desafios atuais. Domingues, C. (org.). Universidade Trás os Montes. Portugal. 2016.

GAGNÉ, R. The conditions of learning. New York: Holt, Rinehart and Winstom, 1965.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí­: Unijuí­. 2013.

JONASSEN, D. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crí­tico nas escolas. Portugal: Porto Editora, 2007.

LEONEL, A; SANTOS ROSA; ROSA, V. Tecnologias digitais de informação e comunicação: contribuições de práticas pedagógicas para o ensino de CNMT. Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line. Editora Dra. 2016. Bahia (Brasil), n. 21 (jul. – dez. 2016), 1 dez. 2016, p. 3-23.

MELO, C; SOUZA, J; FREITA, K; CARDOSO, F. Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência. III COLBEDUCS – Colóquio Luso_brasileiro de Educação. 17 e 18 de outubro de 2017. Florianópolis, SC.

MITRE, S. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144. 2008.

MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p.25- 46. 2011. Quadrimestral.

OKADA, S; SOUZA, E. Estratégias de marketing digital na era da busca. Remark - Revista Brasileira de Marketing. São Paulo, v. 10, n.1, p. 46-32.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência. 2006.

RAMOS, A; et al. Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução. IME-USP. Instituto de Matemática e Estatí­stica da Universidade de São Paulo. 2020. Disponí­vel em: <http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/polya/resolucao_problemas.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2018.

ROSA, V; SANTOS ROSA, S; SOUZA, C. Hands-on-Tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. In: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere.1ª ed. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, v.1, p. 581-592. 2013.

SANTOS ROSA, S. Modelos pedagógicos em EaD: influências das tecnologias digitais de informação e comunicação. Jundiaí­: Paco, 2016.

SANTOS ROSA, S; COUTINHO C. P; LISBOA E. S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores. In: II COLÓQUIO: Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2017, Braga. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. v. 2. p. 160-168.

SANTOS ROSA, S. Modelos pedagógicos em EaD: influências das tecnologias digitais de informação e comunicação. Jundiaí­: Paco, 2016.

SANTOS ROSA, S; ROSA, V. Hands-on-Tec (HoT): Proposta de uma sequência didática para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Plataforma Educacional Handstec.org. 2013. Disponí­vel em: <http://www.handstec.org/>

SANTOS ROSA, S; ROSA, V.; SALES, M. Plataforma virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica. Multimedia Journal of Research in Education, v. 1, p. 1-6, 2014.

SANTANA, N. SDO: Mãos limpas. Disponí­vel em: http://handstec.org/?q=node/6038. Accesso em: 27 mai 2018.

SANTOS, C. Kahoot! um gameshow em sala de aula. 2016. Disponí­vel em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula>. Acesso em: 08 jun. 2018.

TOBÓN, S; PRIETO, J; FRAILE, J. Secuencias didácticas: Aprendizaje y evaluación de competencias. México: Pearson-Prentce: 2010.

UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de polí­ticas. Brasí­lia, DF: UNESCO, 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. WHO guidelines on hand hygiene in health care. . 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed: 2012, e- Book versão Kindle.

Downloads

Publicado

2019-12-09