Diretrizes curriculares e a capacitação docente no Paraná (2005-2014)

Autores

  • Renan Bandeirante Araújo Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí­
  • Amanda Cristina Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2325

Palavras-chave:

Reforma educacional, Capacitação docente, Formação continuada

Resumo

Neste artigo, realiza-se uma abordagem qualitativa em relação aos conteúdos elencados para os cursos de Capacitação dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. Esses cursos são ofertados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR), nos encontros denominados como "Semana Pedagógica" e "Formação em Ação" , que constam nas propostas de capacitação profissional continuada dos trabalhadores da Rede Pública de Ensino. Nosso estudo concentra-se no perí­odo de 2005 a 2014, momento posterior às transformações econômicas e sociais iniciadas na década de 1990, mudanças que nortearam as formulações da reforma educacional e das prerrogativas da formação permanente do magistério via polí­ticas públicas para a educação. Tratou-se de um novo movimento de expansão hegemônica dos valores do capital, verificado, inclusive, no vocabulário empregado nos documentos e nos relatórios oficiais, que procuram uniformizar uma linguagem própria, com a finalidade de mobilização em direção ao consenso social. Ao considerar que os processos formativos de professores são espaços recorrentes de apreensão da subjetividade do trabalhador docente, propõe-se uma discussão sobre a formação docente no Paraná, como parte do conjunto de relações sociais hodiernas da educação escolar, que dialoga com a disseminação do discurso de "valorização do magistério" sob a égide da profissionalização e da "reeducação" docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Bandeirante Araújo, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí­

Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí­. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marí­lia (2002). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara. Coordenador do Grupo de Pesquisa Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional, cadastrado no CNPq. Tem experiência docente nas áreas de Sociologia, História, Educação e Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Modernidade, Trabalho e Globalização, com ênfase em questões que abordam: juventude, reestruturação produtiva, sociabilidade, educação, ensino, trabalho flexí­vel e estranhamento social.

Amanda Cristina Ribeiro

Graduada em História pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí­ (2011). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2016). Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq: Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional. Professora do quadro próprio do magistério em História da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Seus temas de interesse são: Contemporaneidade e sociabilidade, trabalho docente e estranhamento social.

Downloads

Publicado

2019-03-01