Cidade, modernidade e imaginação: as metrópoles do século XXI na imprensa ilustrada carioca e bonaerense do século XX

Autores

  • Viviane da Silva Araujo Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.2.2025

Resumo

A percepção de que a chegada do século XX inaugurava um novo tempo, anunciando um futuro de progressos materiais, cosmopolitismo e civilização, marcou diversas representações verbais e visuais que ao seu modo produziam sentidos sobre as transformações vividas em diversas cidades latino-americanas. Considerando algumas importantes mudanças ocorridas neste perí­odo – tais como o avanço das técnicas de reprodução de imagens na imprensa; bem como a ascensão de uma perspectiva histórica retrospectiva e prospectiva motivada pelas comemorações pelos centenários de "descoberta" e de independências na América Latina, assim como as transformações no campo da história da arte, como o advento do futurismo – este artigo analisa uma série de crônicas, desenhos e fotomontagens veiculadas na imprensa ilustrada no Rio de Janeiro e em Buenos Aires que produziram imagens futuristas, imaginando textual e visualmente aspectos da paisagem e costumes dessas futuras metrópoles no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Primórdios da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro, 1839-1900. 2002. Dissertação de Mestrado. Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994.

DUARTE, Urbano. Anno dois mil. In: Revista da Semana, 20 de maio de 1900.

GUTMAN, Margarita. Espejos en el tiempo: imágenes del futuro. In: Buenos Aires 1910: El imaginario para una gran capital. Buenos Aires: EUDEBA, 1999.

__________. Anticipando bicentenarios: Imágenes centenarias del futuro. In: Construir Bicentenarios: Argentina. Observatorio Argentina/The New School University y Caras y Caretas. Buenos Aires, 2005.

SARLO, Beatriz. La imaginación técnica. Sueños modernos de la cultura argentina. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004

SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SZIR, Sandra M. De la cultura impresa a la cultura de lo visible. Disponí­vel em: www.bn.gov.ar/imagenes/investigacion/16.pdf. Acesso em 26 de janeiro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-03-29