EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO-FORMAL: PERCEPÇÕES SOCIAMBIENTAIS EM TIMBIRAS(MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2024.15.1.9150

Palavras-chave:

Comunidades tradicionais, Formação docente, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar a ocorrência de ações de educação ambiental no município de Timbiras (MA), bem como a percepção socioambiental de moradores e professores do município. Para isso, foram visitadas comunidades tradicionais, como as quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos, profissionais da agricultura familiar, trabalhadores do lixão municipal (porém os mesmos não quiseram participar da pesquisa); e aplicação de questionários para professores da educação básica. Dentre a população pesquisada, apenas as quebradeiras de coco informaram que não recebem nenhum tipo de educação ambiental. Entre os ribeirinhos entrevistados, apenas 25% afirmaram já ter participado de ações de educação ambiental, as quais ocorreram em escolas, praças, posto de saúde e domicílio. O Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais informou que realiza ações de Educação Ambiental sobre queimadas e agrotóxicos. Entre as temáticas ambientais trabalhadas pelos docentes do município, apontam-se: importância da água, alimentação saudável, dia da árvore, conservação do meio ambiente, reutilização, reciclagem, coleta seletiva, poluição, desmatamento, lixo e queimadas.

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Publicado

2025-02-27