O LEGADO TECNOLÓGICO DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CORNÉLIO PROCÓPIO (PR)

THE TECHNOLOGICAL LEGACY OF REMOTE TEACHING IN GEOGRAPHY CLASSES: A CASE STUDY WITH BASIC EDUCATION TEACHERS IN CORNÉLIO PROCÓPIO (PR)

Autores

  • Kauany Cristina Gonçalves da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio
  • Coaracy Eleutério da Luz

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2024.15.1.8897

Palavras-chave:

Covid-19;, Pandemia, Tecnologias, Educação, Conhecimento

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar o impacto que o ensino remoto (ER) teve para as práticas de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia da Educação Básica na cidade de Cornélio Procópio, durante a pandemia de Covid-19 e atualmente, a fim de verificar qual foi o seu legado tecnológico para essa disciplina. A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que teve origem na China, no final de ano 2019. Ela se espalhou rapidamente por todo o mundo, causando uma pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020. O coronavírus acometeu milhões de pessoas ao redor do mundo e impactou inúmeros setores, incluindo a educação.  A pandemia de Covid-19 obrigou a transição massiva para o ER, impulsionando o uso de tecnologias na educação, isso trouxe flexibilidade, mas também desafios de acesso e adaptação para alunos e professores em todo o mundo. Assim, explora-se o impacto das tecnologias educacionais, examinando como os educadores ministraram suas aulas e, como os alunos absorveram o conhecimento e, ainda como essas novas ferramentas se tornaram essenciais no desenvolvimento de uma educação mais acessível. A partir de referencial teórico pertinente, o presente artigo teve como análise um questionário via Google Forms, sobre as experiências que obtiveram através do ER durante a pandemia, respondido por professores que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas públicas de Cornélio Procópio (PR). O questionário foi enviado via WhatsApp e obtivemos oito respostas desses professores, que demonstraram como se caracteriza atualmente o legado tecnológico do ER em suas aulas de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-10