SANEAMENTO BÁSICO E AS INTER-RELAÇÕES COM A GESTÃO PÚBLICA E O PLANEJAMENTO URBANO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2024.15.1.8601

Resumo

O saneamento básico mostra-se em um conjunto de medidas e infraestruturas que visa a garantir condições adequadas de saúde e bem-estar para a população, por meio do abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo adequado dos resíduos sólidos e drenagem urbana. O texto tem como objetivo investigar o saneamento básico do município de Marabá/PA na visão da atual gestão pública municipal, considerando o processo de estruturação e manutenção do Plano Municipal de Saneamento Básico – 2019/2024, em especial nos âmbitos do abastecimento de água, rede de esgoto e coleta de lixo. Os caminhos teórico-metodológicos contam com a pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, documental, bibliográfica e estudo de caso. Os resultados do estudo mostram que o serviço de saneamento básico encontra-se em um processo de construção, com boa aceitabilidade, mas que o Plano Municipal de Saneamento Básico necessita de uma maior atenção no campo do abastecimento de água, e ainda de uma maior participação da população na busca de soluções para o desenvolvimento da consciência ambiental visando a um desenvolvimento sustentável. O estudo revelou que, apesar da visibilidade da pavimentação asfáltica, da construção de espaços de lazer e das melhorias na mobilidade urbana, grande parte da população parece não ter conhecimento sobre as políticas públicas. Isso indica que, mesmo com os esforços da administração pública, a escassez de recursos para investimentos continua sendo um desafio para a manutenção e implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Esse problema não se restringe a Marabá, no estado do Pará, mas afeta também a maioria das cidades do país. Dessa forma, é fundamental que todos os órgãos públicos municipais, especialmente o SSAM, promovam ações de conscientização em seus setores, garantindo que os colaboradores compreendam a Lei do Saneamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Aguiar e Silva Castro, Unijuí

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharela em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Nelson José Thesing, Unijuí

Doutor em Integração Regional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2025-02-27