Educação ambiental: utilização da ferramenta de educação à distância (EAD) na implementação de políticas públicas

Autores

  • Ana Claudia Hafemann Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2023.14.1-2.8487

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação à distância, Políticas públicas, Cidadania

Resumo

Diante de um ecossistema que evidencia crescentes impactos e devastação nos ciclos dos recursos naturais, observa-se um aumento progressivo em eventos decorrentes de desastres naturais, ocorrendo em intervalos de tempo cada vez menores. A reflexão sobre as práticas sociais e o comportamento em comunidade leva os participantes a se perceberem como agentes de transformação do ambiente em um nível sustentável, considerando cenários sociais, econômicos e ambientais. Este artigo buscou discutir a utilização da modalidade de ensino denominada educação a distância para a implementação de políticas públicas, especialmente no contexto da educação ambiental. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo exploratório que, por meio de investigação teórica, procurou compreender a viabilidade da aplicação do tema como potencial transformador da realidade, sua utilização promove uma integração entre os elementos que, ao interagirem para uma transformação social, modificam seu estado inicial, fomentando um sentimento de pertencimento e percepção de cidadania.

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos