Psicomotricidade e Educação Infantil percepções de professoras pré-escolares

Conteúdo do artigo principal

Sabrina Victória dos Santos Assis Gonçalves
Marcelo Fernandes Pereira
Adílson Ribeiro de Oliveira

Resumo

Neste trabalho propõe-se uma análise sobre a percepção de professoras pré-escolares a respeito de psicomotricidade na Educação Infantil. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa com professoras pré-escolares de uma cidade do interior de Minas Gerais, com o intuito de compreender o seu conhecimento sobre o tema, quais as técnicas de desenvolvimento psicomotor infantil são utilizadas dentro da sala de aula e como elas têm relacionado tal temática na/com a Educação Infantil. Buscando atingir essa meta, o procedimento metodológico adotado foi a pesquisa básica com coleta de dados numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios por meio da análise de conteúdo, bem como o levantamento bibliográfico das principais obras sobre a temática. Foi possível concluir, dentre outros aspectos, que as professoras percebem a existência de uma grande relação entre a psicomotricidade e a Educação Infantil, no entanto não conseguem explicitar de que modo isso ocorre

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sabrina Victória dos Santos Assis Gonçalves, IFMG - Campus Ouro Branco

Licenciada em Pedagogia (IFMG - Campus Ouro Branco). Pós-graduada em Psicomotricidade (UNIOPET) e Psicopedagoga (FAVENI).

Marcelo Fernandes Pereira, IFMG - Campus Ouro Branco

Mestre e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do IFMG - Campus Ouro Branco.

Adílson Ribeiro de Oliveira, IFMG - Campus Ouro Branco

Doutor em Letras (PUC Minas). Professor do IFMG – Campus Ouro Branco.

Referências

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e Prática em Psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2014.

ALVES, Fátima. A Infância e a Psicomotricidade: a pedagogia do corpo do movimento. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2012.

AUCOUTURIER, Bernard. O método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. São Paulo. Editora: Ideias & Letras, 2007.

BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

MATTOS, Vera; KABARITE, Aline. A Avaliação Psicomotora: um olhar para além do desempenho. Rio de Janeiro. Editora: WAK, 2016.

OLIVEIRA, Gislene. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2015.

SMITH, Plínio Junqueira. A percepção como uma relação: uma análise do conceito comum de percepção. Revista Analytica, Rio de Janeiro, v.18, nº 1, p. 109-132, 2014.